Mascara ou condicionador? Especialista explica qual o mais indicado

mascara condicionador istock
[Fotografia: Istock]

Afinal, qual a melhor solução para desembaraçar os cabelos após a lavagem? Mais: com que frequência optamos por levar uma máscara ou apenas um condicionador? E, no fim de contas, tomamos essa decisão com base em que pressupostos?

Pois bem, para acabar de vez com estas dúvidas, o Delas.pt ouviu, à margem do lançamento da nova linha de produtos da L’Oréal Professionnel Expert Pro Longer, as explicações de Cláudio Pacheco.

View this post on Instagram

#LorealProArtist

A post shared by Cláudio Pacheco (@claudiopachecohairstylist) on

O hairstylist português de 28 anos, escolhido a nível mundial para ser o rosto da nova linha de produtos para cabelos longos daquela insígnia de beleza, dissipa todas as dúvidas.

“Numa primeira fase, há a questão do tempo. Um condicionador age mais rapidamente, integra tratamentos mais express e atua em cerca de dois a três minutos, uma máscara de cabelos requer sempre mais tempo, em média cinco minutos”, começa por explicar o cabeleireiro.

Há, contudo, depois um aspeto técnico a ter em linha de conta. “Um condicionador aplica-se sobretudo a cabelo médios a finos, não se devendo descartar a máscara, que, nestes casos, deve ser aplicada uma vez por semana”, explica Cláudio Pacheco. Já sobre as máscaras, o hairstylist salvaguarda que estas “se aplicam mais a cabelos médios a grossos, devendo ser usadas sempre e a cada lavagem”. Podem, posteriormente, requerer um reforço com ampolas.

Quando se aplica este tipo de produtos, sobretudo em cabeleiras mais compridas e danificadas, o especialista e co-proprietário do Chiado Studio, situado na baixa lisboeta, vinca que é importante fazer peso sobre as pontas dos fios capilares e não tanto – erro mesmo muito frequente – desfiá-las com os dedos ou desembaraçá-las vigorosamente com um pente.

Ao optar pelo primeiro movimento, pressionando o cabelo, não vai ser acentuada a escamação comum nas pontas. Pelo contrário, tal vai compactar os fios uns contra os outros, aumentando o potencial de hidratação do produto aplicado.