A Páscoa será mesmo diferente este ano, com seguramente menos gente à mesa. A ordem para ficar em casa e a proibição de sair do concelho residência sem a devida justificação, traz agora novos desafios.
Apesar das restrições ainda mais apertadas e impostas pelo segundo decreto de Estado de Emergência devido à pandemia do Covid-19, tal não significa que deixe de ter um pequeno sabor e aroma da época festiva.
Veja as propostas deixadas ao Delas.pt pela nutricionista e autora do programa Dieta3Passos Filipa Cortez Faria.
Cabrito assado com zimbro e puré de legumes (8 pessoas):
1,5 kg de cabrito
1kg de couve-flor
1kg de brócolos
200 ml de natas ligeiras (até 10% de matéria gorda)
200 ml de leite
18 unidades de zimbro
1 folha de louro
1 colher de sopa de tomilho
60 g de manteiga magra
1 colher de sopa de azeite
Sal marinho e Pimenta-do-reino branca q.b.
Modo de preparação:
Na véspera, lave o cabrito e elimine as gorduras em excesso. Distribua os grãos de zimbro sobre o cabrito, envolva com um pano húmido e deixe repousar, no frio, de um dia para o outro (12 horas).
Duas horas antes de começar a assar, tire o cabrito do frigorífico. Pré-aqueça o forno a 240ºC. Coloque o cabrito numa assadeira, junte o azeite, tempere com sal e pimenta do reino, distribua a manteiga por cima e leve ao forno. Cerca de 10 minutos depois baixe a temperatura do forno para 210ºC e deixe cozinhar durante 40 minutos, regando regularmente com os sucos do cozinhado.
Entretanto, lave os brócolos e a couve-flor, corte em pedaços e leve ao lume com o leite, o tomilho e o louro. Quando estiverem cozidos, retire o louro, adicione as natas, sal e pimenta a gosto e reduza a puré. Se necessário leve a lume brando para engrossar. Retire a carne do forno, envolva-a em papel de alumínio e deixe repousar durante 15 minutos.
Sirva o cabrito decorado com zimbro e tomilho, acompanhado do puré de brócolos e couve-flor.
Valor nutricional (por dose):
468,6kcal, 58,5g de proteína, 17,7g de lípidos sendo 7,9g de saturados, 7,9g de hidratos de carbono sendo 6,3g de açúcar e 5,9g de fibra (por pessoa).
Bacalhau com Natas Light (4 pessoas)
1 curgete
1 alho francês
1 cebola
3 dentes de alho
1 colher sopa azeite
400g bacalhau desfiado
1 folha louro sal q.b.
Molho que substitui as natas: 125g de queijo quark 1 ovo 2 claras 2 colheres sopa queijo mozarela light ralado sal e pimenta preta q.b.
Modo de preparação:
Comece por cortar a curgete aos cubos, o alho francês em fatias e pique a cebola e os dentes de alho. Num tacho, junte o azeite, o alho e a cebola e deixe ao lume até alourar. Acrescente o bacalhau e deixe cozinhar até ficar mole e, de seguida, junte a curgete. Entretanto faça o molho, misturando todos os ingredientes numa liquidificadora. Veja o preparado ao lume e quando as verduras estiveres cozinhadas escorra a água em excesso e adicione o molho preparado anteriormente. Vá mexendo constantemente e mantenha em lume baixo até todos os ingrediente ficarem incorporados. Coloque o conteúdo num tabuleiro e leve ao forno já aquecido a 180ºC durante 20 minutos.
Valor nutricional (por dose)
187kcal, 28,4g de proteína, 5,6g de lípidos sendo 1,4g de saturados, 5,8g de hidratos de carbono sendo 4,7g de açúcar e 2,7g de fibra (por pessoa).