Caça-Fantasmas 2016: quem são as novas heroínas da saga?

'Caça-Fantasmas' 2016
Da esquerda para a direita, Leslie Jones, Melissa McCarthy, Kristen Wiig e Kate McKinnon

32 anos depois da estreia do primeiro filme da saga ‘Caça-Fantasmas’, eis que os caçadores de espíritos e assombrações regressam… em versão feminina. O terceiro filme, que tem estreia marcada a 14 de julho, tem como protagonistas Kristen Wiig, Melissa McCarthy, Kate McKinnon e Leslie Jones.

Da esqueda para a direita, Harold Ramis, Dan Aykroyd, Bill Murray e Ernie Hudson
Da esqueda para a direita, Harold Ramis, Dan Aykroyd, Bill Murray e Ernie Hudson

O ator australiano Chris Hemsworth interpreta Kevin, o rececionista da sede dos Caça-Fantasmas, papel esse atribuído a uma mulher nos dois primeiros filmes (a atriz Annie Potz deu vida à sarcástica secretária Janine).

Desde que, em abril passado, foi divulgado o primeiro trailer do filme, as reações em relação ao novo elenco têm-se dividido: os fãs incondicionais da saga que, nos anos 80, foi protagonizada por Dan Aykroyd, Bill Murray, Harold Ramis, Ernie Hudson e Sigourney Weaver criticaram o facto do novo filme ter protagonistas femininas.

Tal reação hostil estará relacionada com o facto de, desde meados da década de 90 até 2013, ter estado em aberto a possibilidade do elenco original poder voltar para um terceiro filme. Com a morte de Harold Ramis (o cientista Egon Spengler), em 2014, essa possibilidade caiu por terra. Paul Feig, realizador do terceiro ‘Caça-Fantasmas’ tomou as rédeas do novo projeto, baseado na ideia original de Dan Akroyd e Harold Ramis.

Da esquerda para a direita, Kate McKinnon, Melissa McCarthy, Kristen Wiig e Leslie Jones
Da esquerda para a direita, Kate McKinnon, Melissa McCarthy, Kristen Wiig e Leslie Jones

As atrizes que interpretam as novas caçadoras de fantasmas têm um ponto importante em comum com o elenco original: Wiig, McKinnon e Jones começaram a sua carreira no mesmo programa de comédia onde Bill Murray e Dan Akroyd se tornaram famosos, o ‘Saturday Night Live’. Saiba mais sobre as mulheres que, este verão, vão usar os seus feixes de protões para capturar vilões feitos de ectoplasma.

Kristen Wiig (Erin Gilbert): a atriz norte-americana de 42 anos, que se celebrizou como comediante no ‘Saturday Nigh Live’, protagonizou uma das comédias mais vistas nas salas de cinema dos últimos anos, ‘A Melhor Despedida de Solteira’, onde interpretou uma mulher na casa dos 30 com uma vida amorosa complicada, uma situação financeira deplorável e a despedida de solteira da melhor amiga para planear.

Melissa McCarthy (Abby Yates): é, a par de nomes como Tina Fey e Amy Poehler, a mais bem-sucedida atriz de comédia da atualidade. Os telespectadores portugueses poderão recordar-se de McCarthy no papel de Sookie, na série ‘Gilmore Girls’. Também integrou o elenco de ‘A Melhor Despedida de Solteira’, o que lhe valeu uma nomeação para um Óscar. Já venceu um Emmy, pelo seu desempenho na série de comédia ‘Mike and Molly’ (exibida em Portugal no Fox Comedy).

Kate McKinnon (Jillian Holtzmann): a atriz de 32 anos, que faz parte do elenco atual do programa de comédia ‘Saturday Night Live’ (SNL), é célebre pelas suas imitações de personalidades como Ellen Degeneres, Hillary Clinton e Justin Bieber. Já foi nomeada três vezes para um prémio Emmy, pela sua participação no ‘SNL’.

Leslie Jones (Patty Tolan): a sua personagem na saga ‘Caça-Fantasmas’ é a única sem formação superior, o que já levou a que vários críticos apontassem essa opção como sendo discriminação racial. Leslie, que também faz parte do elenco do ‘SNL’, utilizou o Twitter para reagir aos comentários negativos. “Porque é que uma pessoa normal não pode ser um caça-fantasmas? Estou confusa. E porque é que não posso ser eu a interpretar essa personagem? Sou uma artista. Vão mas é ver o filme!”, escreveu a atriz.