Cadeira de J. K. Rowling para escrever Harry Potter vendida por 350 mil euros

Cadeira de J. K. Rowling para escrever Harry Potter vendida por 350 mil euros
Cadeira de J. K. Rowling para escrever Harry Potter vendida por 350 mil euros

A cadeira onde se sentou a escritora J. K. Rowling para escrever os dois primeiros livros da saga Harry Potter – “Harry Potter e a Pedra Filosofal” e “Harry Potter e a Câmara dos Segredos” – foi vendida por 350 mil euros.

O leilão decorreu em Nova Iorque, EUA, na quinta-feira, pela Heritage Auctions. A compra foi feita por um colecionador anónimo, mas o vendedor, Gerald Gray, afirmou que vai doar 10% dos 350 mil euros à instituição de solidariedade de J. K. Rowling, a Lumos. O valor de venda, segundo Gray, excedeu as expectativas.

J. K. Rowling pintou na cadeira a frase “posso não ser bonita, mas não me julguem pela aparência”. Já nas costas, está uma inscrição onde se pode ler: “Eu escrevi o Harry Potter sentada nesta cadeira.”

A acompanhar a peça de mobiliário, o comprador recebeu também uma carta assinada pela escritora: “Caro novo dono da minha cadeira, deram-me quatro cadeiras desirmanadas em 1995 e esta é a mais confortável de todas. Por isso, ficou colocada permanentemente em frente à minha máquina de escrever, apoiando-me enquanto eu escrevia ‘Harry Potter e a Pedra Filosofal’ e ‘Harry Potter e a Câmara dos Segredos’. O meu lado mais nostálgico está triste por vê-la partir, mas as minhas costas não. J. K. Rowling.”

Não é a primeira vez que esta cadeira é vendida em leilão. Em 2002, a própria J. K. Rowling conseguiu 18.500 euros para uma instituição de solidariedade. Já em 2009, foi vendida no eBay por 25.500 euros.

Author J.K. Rowling poses for a portrait while publicizing her adult fiction book "The Casual Vacancy" at Lincoln Center in New York October 16, 2012. REUTERS/Carlo Allegri (UNITED STATES - Tags: ENTERTAINMENT PROFILE SOCIETY PORTRAIT) - RTR398HR
Escritora J. K. Rowling (REUTERS/Carlo Allegri)