Cadela morre depois de dona lhe dar bolo de chocolate

Kate Chacksfield não se preocupou quando Ruby, a sua cadela de raça braco húngaro de pelo curto, comeu dois dos brownies de chocolate caseiros que tinha em cima da bancada da cozinha. Afinal, era uma quantidade reduzida e o animal já tinha feito o mesmo anteriormente. O problema surgiu três dias depois.

Ruby começou a sentir-se mal e a dona levou-a ao veterinário. Já junto dos especialistas, soube que o fígado estava em falência e a cadela teve de ser ligada a uma máquina de suporte de vida (percorra a galeria de imagens no topo do texto para ver que alimentos fazem mal aos cães).

Na semana seguinte, após a mulher gastar 10 mil libras (11 371 euros) nos tratamentos, o animal morreu. Pouco depois, Kate Chacksfield veio a saber que a causa da morte foi o xylitol, um adoçante natural que a britânica usou nos brownies de chocolate para substituir o açúcar. Com o objetivo de alertar outros donos, para que não deem alimentos com este componente tóxico aos seus cães, a dona de Ruby deixou um texto no Facebook.

“O xylitol é usado em comida de take-away e todo o tipo de produtos. Não deixem o vosso cão lamber os recipientes de comida chinesa que mandaram vir para o jantar da noite passada. Cuidado. E avisem outros donos. Por favor“, escreveu Kate Chacksfield no Facebook.

Este adoçante natural pode ser encontrado em pastilhas elásticas sem açúcar, bolos, pasta de dentes, suplementos vitamínicos ou manteiga de amendoim.

“Sabia dos perigos do chocolate para os cães, mas não fazia ideia dos perigos do xylitol. Agora estou a fazer o que posso para alertar outras pessoas e promover uma sensibilização. Não quero que outro dono passe por aquilo que passei”, acrescentou a mulher que vive em Londres, citada pelo site britânico i News.

As melhores raças de cães para ter em apartamentos