Café forte e relógio: duas mudanças que vão transformar o seu treino

Young sporty female doing abs workout in living room performing alternate leg raising and crunch exercise

Equipa de investigadores da Universidade de Granada descobriu que cerca de 3 mg/quilograma de cafeína – dose comum num café considerado forte – é suficiente para dar início a uma significativa queima de gordura durante exercícios aeróbicos. O mesmo estudo, que acompanhou 15 indivíduos com uma média de 32 anos e ao longo de um mês, também refere o exercício pela manhã não é tão eficaz quanto o que é feito mais tarde. Portanto, um café e novos horários podem fazer a diferença.

De volta à cafeína, os investigadores decidiram verificar se realmente aumenta a oxidação das gorduras.“A recomendação de fazer exercícios com o estômago vazio pela manhã para aumentar a oxidação das gorduras é comum. No entanto, esta recomendação pode carecer de mais sustentação científica pois não se sabe se esse aumento se deve ao exercício matinal ou à maior permanência sem comer”, explica o autor principal Francisco José Amaro-Gahete, da UGR’s. Departamento de

Segundo os investigadores, cada participante foi testado quatro vezes em intervalos de sete dias, dando a cada um 3 mg / quilogramas de cafeína ou um placebo às 8.00 horas e às 17.00 horas. Foi também feito o controlo de quantas horas se passavam entre as refeições e quantos estimulantes os participantes consumiam antes de cada teste de exercício. “Os resultados do estudo mostraram que a ingestão aguda de cafeína 30 minutos antes de realizar um teste de exercício aeróbico aumentou a oxidação máxima de gordura durante o exercício, independentemente da hora do dia”, relata Francisco J. Amaro.

O estudo também confirmou que os níveis de oxidação de gordura foram maiores durante as sessões da tarde do que nos treinos matinais com quantidades iguais de jejum. Os cientistas concluíram que a cafeína ainda aumenta a oxidação da gordura durante os exercícios matinais, mas apenas a um nível equivalente ao dos exercícios à tarde sem cafeína.