Café Príncipe Real: A comida de inspiração asiática e lusa volta-se para o verão

Não é segredo de que no Café Príncipe Real, instalado no Hotel Memmo do mesmo bairro lisboeta, o menu sempre se distinguiu pelos seus pratos quentes – e não falamos apenas de temperatura. A gastronomia lusófona e asiática sempre foi uma inspiração para a equipa da cozinha, que criou pratos como o porco agridoce glaceado no forno com cevada salteada e cogumelos, um À Brás pouco clássico e ainda outros como o pato asiático, o caril de garoupa feito com uma pasta caseira e ainda a garoupa com arroz carolino de Bulhão Pato – a mais pedida do hotel.

Foram estes três últimos que resistiram na última reformulação da carta do restaurante, que aconteceu recentemente, mesmo a tempo do verão. Enquanto o primeiro prato chega a uma das mesas da elegante sala, com vista para o Terraço do Café Príncipe Real, explicam-nos que a mudança trouxe uma série de novas alternativas mais leves. Muito a pedido dos clientes regulares que moram na cidade e que procuravam pratos menos robustos nesta estação, mas não menos saborosos.

Os fiéis clientes nada temam – até porque os famosos croquetes de pato e tempuras continuam a fazer parte do menu -, no entanto a mudança abriu espaço a novas entradas como uma vichyssoise de ervilha, ovo de codorniz e lascas de presunto, servida fresca, mas também um ceviche de corvina ligeiramente picante, com creme de manga e rebentos de ervilha.

Já entre os pratos principais, o caranguejo real mostra-se um ingrediente vencedor, sendo usado tanto numa fresca salada com alface, abacate e molho thai (vinagrete de sésamo, soja, alho e gengibre), mas também num viciante e simples tagliatelle com legumes asiáticos. Se gostar de pratos ligeiramente mais pesados, vale a pena experimentar as bochechas de porco preto com risotto de espargos, ou então, passe diretamente para as sobremesas que nunca desiludem por ali.

E porque não aproveitar a vista seria quase uma falha, é aproveitar os fins de tarde tardios e a música às quintas, sextas e sábados, para explorar o terraço contíguo ao restaurante. Existem sete novos cocktails para explorar, todos com ingredientes frescos, tal como esta nova faceta do Café Príncipe Real, que já se integrou na nova estação.

 

Memoria: Há uma porta aberta em Campo de Ourique que nos leva até Itália