Caffè di Marzano: o restaurante que muda de ementa três vezes por dia

espaço_11
[Fotografia: DR]

No Caffè di Marzano, situado na esquina do Largo Rafael Bordalo Pinheiro, em Lisboa, encontramos tanto pratos italianos como uma decoração americana. Neste espaço, o dia começa de bicicleta: é logo pela manhã que um dos membros da equipa se dirige ao restaurante vizinho, Valdo Gatti, para ir buscar as massas que vão compor as pizzas que se servem à hora de almoço.

Porquê o Valdo Gatti? Os donos desta pizzaria biológica são os mesmos que os do Caffè di Marzano. Com uma cozinha amplamente maior, a ideia passa por ir buscar a massa caseira que serve de base para as pizzas do restaurante e trazê-las para uma cozinha mais pequena.

Com um menu que vai mudando ao longo do dia, o Caffè di Marzano faz uma homenagem à família Gatti e ao seu legado, nomeadamente ao café que o tio-avô dos donos do restaurante, Osvaldo Gatti, geriu durante muito tempo em Marzano, na província de Pavia, em Itália.

De manhã, mais precisamente das oito horas até ao meio-dia, são servidos ovos de várias maneiras: Benedict, no forno com espinafres, cogumelos e tomate-cherry ou em frittata, com cebola caramelizada e courgette.

Claro está que sendo a carta dedicada ao pequeno-almoço, não podiam faltar as panquecas com xarope de ácer. A elas juntam-se cinco variedades de foccacia, brushcettas, taças com quinoa, sementes de cia e aveia com coco. Para beber, pode desfrutar de um bom café de filtro, torrado na empresa portuguesa Olisipo Coffee Roasters.

Ovos Benedict [Fotografia: DR]

A partir do meio-dia e até às 16 horas, mudam-se as cartas para os vários pratos de almoço: pastas e pizzettas, versões mais pequenas das pizzas biológicas do Valdo Gatti.

No que diz respeito às massas, pode encontrar Fusili ai Funghi (com cogumelos, parmesão e salsa), Spaghetti al Pesto (com molho de pesto, basílico, hortelã, pinhões e parmesão), Casarecce al Tonno (com atum, anchovas, alcaparras, tomate-cherry e ervas frescas) e Pappardelle all’uovo alla Bolognese (com pasta fresca de ovo, ragú de carne, tomate e basílico).

Para além das massas, há agora no menu dois risottos: o Risotto Caccio Peppe (com carnaroli, caccio, pecorino e pimenta) e o Risotto alla Barbietola (com carnaroli, beterraba e caprino).

Penne al Cavolfiore [Fotografia: DR]

Depois das 16 horas, o ambiente muda: abre-se o bar espelhado situado atrás do balcão, baixam-se as luzes e o menu volta a mudar. No espaço dividido entre um piso térreo e uma mezzanine, a decoração americana passa a ser ainda mais evidente, tornando-se mais cosmopolita com as luzes baixas.

Para além de poder desfrutar de vários vinhos biológicos com referências portuguesas e italianas, também há cocktails e petiscos como queijos, enchidos e vegetais, acompanhados com pão de alho e foccacia.

[Fotografia: DR]

O restaurante encerra à meia-noite, durante os dias da semana e à uma da manhã, durante o fim de semana.