“Caixa de gratidão”: o livro que vai ensinar os seus filhos a ajudar mais

ler_miudos_destaque

O mais recente projeto da autora infanto juvenil Margarida Fonseca Santos inscreve-se na coleção A escolha é minha, cujo volume mais recente é o livro “Caixa de gratidão”. As principais temáticas abordadas neste capítulo são a entreajuda, o voluntariado e também o modo como as famílias cuidam dos seus idosos.

Esta pequena história, com selo da editora Fábula, estará disponível por 9,99€ e a Delas.pt já folheou as primeiras páginas. Esta é uma coleção pedagógica que se dedica especialmente aos desafios da adolescência e do crescimento. Margarida Fonseca Santos escreveu o seu primeiro livro para crianças há mais de 20 anos e o desafio acabou mesmo por se tornar numa paixão: nunca mais parou de escrever para este público.

A história de “Caixa de Gratidão” procura sensibilizar os jovens para a importância de valores fundamentais como a entreajuda e a camaradagem entre colegas. Tudo começa com a professora Fátima, a mulher que tem a ideia de criar uma ‘caixa da gratidão’ onde todos podem colocar um papel (anónimo ou não) a agradecer por algo ou a alguém.

«Caixa de Gratidão» de Margarida Fonseca Santos.

“Não pode haver maior dom do que o de dar o próprio tempo e energia para ajudar os outros, sem esperar nada em troca”. É com esta frase de Nelson Mandela que a autora inaugura a primeira página do seu livro, claramente num apelo à entreajuda e à humanidade.

O enredo é passado entre a sala de aula e a vida pessoal dos alunos da Professora Fátima, sempre ao redor do tema principal: uma caixinha de gratidão onde cada um pode colocar, de forma anónima ou não, um papelinho de agradecimento a alguém.

Se quer incentivar os seus filhos a criar boas práticas de convivência com o outro, agradecendo as coisas boas e entendo o porquê de as coisas más também acontecerem, então esta é a obra indicada. Até porque “crescer é um desafio enorme. Mas, às vezes, é difícil decidir que caminho devemos seguir”. Numa linguagem acessível e delicada, a autora consegue mostrar a importância de coisas tão simples como agradecer o facto de nos terem emprestado um lápis na escola.

Saiba como motivar os seus filhos para o estudo