Calções de lycra estão de volta. E não são para andar de bicicleta

A primeira vez que vimos uns calções de lycra fora do asfalto e a brilharem numa passadeira vermelha, estávamos no final dos anos 80 do século passado. Tratava-se de um conjunto, desenhado por ela própria, que a atriz Demi Moore utilizava na gala dos Óscares.

A peça esteve desaparecida por alguns anos, mas agora está de volta como uma das grandes tendências. Falamos, claro, dos clássicos calções de lycra, também conhecidos como biker leggings.

Justas ao corpo e com o comprimento acima do joelho, temos estado habituadas a ver estas leggings em fãs de desporto. O que não esperávamos é que se tornassem uma tendência prestes a invadir o street style e, de novo, as passadeiras vermelhas.

Quem utiliza?

A grande responsável pelo seu ressurgimento é Kim Kardashian West. A socialite e influencer é fã desta peça e há anos que a utiliza em diversos eventos, seja em passeios informais pela cidade ou em galas. E se o objetivo de Kim era transformar estes calções numa tendência, podemos afirmar com segurança que finalmente o conseguiu.

Mas Kim não é a única embaixadora deste modelo: também Kendall Jenner, Kylie Jenner e Bella Hadid têm demonstrado ser fãs. Esta destacou-se recentemente ao escolher umas biker leggings prateadas, que combinou com uma T-shirt e umas sandálias de salto alto, para ir a uma festa em Cannes.

Bella Hadid a usar calções de lycra. Imagem Pinterest

As modelos Emily Ratajkowski e Hailey Baldwin também se converteram a esta peça, utilizando-a nos seus looks do dia-a-dia.

Esta nova tendência não é uma aposta apenas das it girls. Marcas como Nina Ricci, Fenty x Puma, Off-white ou Dion Lee incluíram este modelo nas suas coleções de primavera/verão 2018. As propostas variam entre looks desportivos, casuais ou formais, tendo sempre um denominador comum: as leggings parecem assentar e destacar-se em qualquer situação.

Como utilizar?

A versatilidade desta peça faz com que se adapte facilmente a várias situações, dependendo da forma como é conjugada. Se quiser apostar num look mais desportivo, combine com uma T-shirt ou com uma sweatshirt. Para um registo mais elegante ou mesmo formal, opte por combinar com uma camisa ou uma blusa compridas, ou mesmo com um blazer. No entanto, apesar desta versatilidade é preciso ter em conta que esta não é uma escolha consensual e que o mais certo é acabar por dar bastante nas vistas.

A marca Catch My Legs foi a primeira em Portugal a ter como peça principal os calções leggings, tendo sido pensados para utilizar com saias ou vestidos curtos, ou com camisas compridas. O seu modelo com rendas, que pode adquirir no site da marca, revelou-se um verdadeiro sucesso no Instagram.

Embora a maior parte dos modelos disponíveis sejam de marcas de desporto, prevê-se que as biker leggings cheguem a algumas das nossas lojas preferidas em breve. Até lá, percorra a galeria para se inspirar e fique a conhecer alguns dos modelos já disponíveis.

Andreia Trindade

Esta é a saia que está a fazer furor na Internet