Calor a mais potencia o mau humor e a razão é esta

calor mau humor alterações corpo mente estudo ciência
[Fotografia: Unsplash/Hugo Jones]

O tempo quente ainda vem longe e não há maneira de as tabelas meteorológicas trazerem o sol e o quente de volta. Mas temperaturas elevadas a mais – sobretudo acima dos 45 graus – não deixaram ninguém bem-disposto. Pelo contrário.

O mau humor torna-se uma realidade e a razão está no hipotálamo.

Para que o corpo funcione bem, ele tem de estar entre os 30 e 45 graus. Contudo, caso estas temperaturas registem valores superiores, o nosso hipotálamo é forçado a equilibrar o sistema.

Além da temperatura, o hipotálamo é responsável pela sobrevivência, alimentação, medir o perigo, sono e ação sexual, tal como avançou o jornalista e biólogo Dani Arbós.

Com o aumento do calor do corpo, as pessoas têm maior tendência a sentirem-se stressadas e desconfortáveis, tal como foi comprovado por um estudo da Purdue University.

Já em 1976, os cientistas expuseram as pessoas a temperaturas mais baixas e elevadas, de forma alternada. Para começar foram avaliadas por um desconhecido.

De seguida, depois da avaliação, os investigadores questionaram se as pessoas queriam dar choques elétricos ao avaliador. No final, o estudo apurou que à medida que a temperatura da sala foi subindo as pessoas foram ficando mais agressivas.