Camilla aconselhou Carlos a casar-se com Diana. Tudo sobre a futura rainha consorte

camilla
[Fotografia: Geoff Caddick / AFP)

É a segunda mulher do príncipe Carlos – depois da morte prematura da princesa Diana, Lady Di – e a assunção e reconhecimento daquele amor nem sempre foi fácil.

Agora, em tempo de jubileu de platina de Isabel II, a monarca vem deixar claro que, quando o filho assumir o trono, Camilla Parker Bowles será rainha por via do casamento, ou seja, consorte. É o reconhecimento oficial e final que faltava na família real britânica para aquele que foi um dos amores mais comentados e tantas vezes mal aceites.

Camilla e Carlos chegaram a ter um romance no início da idade adulta, nos anos 70 do século passado, mas foi curto. Ele ingressou na Marinha Real e ela, cansada de esperar, casou-se com um de seus admiradores, o major Andrew Parker Bowles, com quem teve dois filhos. Anos depois, terá sido a própria a aconselhar o príncipe de Gales a casar-se com Diana.

As vidas seguiriam separadas, ainda que na proximidade. Mas o atual casal acabaria por recuperar a relação quando ambos estavam ainda casados. Um romance distante dos olhares públicos.

Diana e Carlos divorciaram-se em 1996 e há muito que a princesa de Gales sabia da existência de Camilla na vida do ainda marido. Por seu lado, a duquesa da Cornualha poria um ponto final na relação em 1995, o que a libertaria publicamente.

Porém, o trágico acidente de Diana em 1997, em Paris, empurraria novamente este romance para a sombra, com a rejeição pública de Carlos e Camilla. Seriam precisos oito anos para reconstruir a confiança dos súbditos para, em 2005, a relação ser oficializada pelo casamento, em Windsor, na presença da rainha Isabel II.

Após o casamento, Camilla optou por não usar o título de Princesa de Gales, muito associado a Diana, para não ofender a sensibilidade do público. No sábado, 5 de fevereiro, a Isabel II tratou-a como a futura rainha consorte, reconhecimento este que veio sem qualquer pedido de Camilla.

Nascida em 17 de julho de 1947, a duquesa da Cornualha é filha do major Bruce Shand e Rosemary Cubitt, proprietários de terras, fez formação em escolas particulares em Londres e mais tarde em França e na Suíça.

Camilla Parker Bowles tem alguns laços com a família real. Ela é bisneta de Alice Keppel, uma das amantes do rei Eduardo VII, tataravô de Charles, facto que terá sido aproveitado para se aproximar do príncipe em 1970.

Com agências