A falta de fatos espaciais nos tamanhos certos para as mulheres estará na origem do mais recente cancelamento da Nasa, que queria promover uma caminhada integralmente feminina, marcada para 29 de março. Foi isso mesmo que aquela agência espacial norte-americana terá escrito num comunicado revelado na segunda-feira, 25 de março. Ora, os planos iniciais foram alterados “em parte” devido à falta de roupas do tamanho correto para estar no exterior.
Recorde-se que, no início deste mês, aquela agência tinha anunciado que Christina Koch, 40 anos, e Anne McClain, de 39, iriam protagonizar esta missão de género pioneira, cumprindo um percurso exterior da Estação Espacial Internacional com o propósito de colocar novas baterias. Um trabalho que, até agora, tinha sido executado apenas por equipas masculinas ou compostas por mulheres e homens.
Numa primeira viagem feita por McClain, esta terá afirmado que tudo seria mais fácil se a camisa do traje espacial fosse em tamanho médio. Ora, apenas um foi terminado até sexta-feira passada, adiando assim os planos.
Segundo o site Space.com, a microgravidade faz com que as pessoas fiquem mais altas, o que obriga a ajustes. Na galeria acima, fique a saber algumas curiosidades em torno dos fatos espaciais e o que os torna tão peculiares.
A primeira mulher a pisar o espaço foi Svetlana Savitskaya, cosmonauta soviética que concretizou o feito há 35 anos, tinham, então e por comparação e perspetiva, McClain e Koch cinco anos. Volvidos três décadas e meia, mais de 500 pessoas já estiveram no espaço, mas apenas 11% foram mulheres e ainda se espera que existam fatos nos tamanhos ideais para que as astronautas possam executar as mesmas tarefas que eles.
Imagem de destaque: Shutterstock