Caminhar de manhã ou ao fim do dia. Afinal, qual a melhor hora?

sport woman walking towards on the road side. Step concept
[Fotografia: Istock]

Mesmo que a distância e a velocidade sejam as mesmas, a eficácia e os efeitos de uma caminhada diferem consoante a hora do dia. Procurar cirurgicamente o benefício que se pretende atingir é essencial e deve estar na origem da decisão de dar o primeiro passo para praticar este exercício.

Se, pela manhã, o exercício pode incrementar energia e ajudar a aumentar o foco, à noite ele tem a capacidade de relaxar e de poder ser mais prazenteiro. Há, porém, muitas mais diferenças no tipo de resultados consoante a hora do dia escolhida. Por isso, veja o que lhe parece adequado e o que pretende obter.

Caminhadas pela manhã

Praticar desporto logo de manha ativa os sistemas do corpo, aumenta a pulsação e incremente a energia;

Melhora a boa disposição e o humor, que pode estender-se ao longo de todo o dia.

Ativa o cérebro. Seja pela maior oxigenação devido ao esforço físico, o desporto pela manhã ativa também o sistema hormonal. Notará um aumento da concentração ao longo do dia.

Exercício pela manhã traz claros benefícios cardiovasculares e há estudos que indicam que as caminhadas rápidas regulares podem reduzir riscos de doenças cardíacas em 40%.

Em apenas uns minutos de caminhada , haverá tempo para projetar o dia e saber como o organizar.

Caminhadas à noite

Se se pratica exercício depois de jantar, é importante lembrar que não deve comer muito antes. Se cumprir isto, a caminhada que fará a seguir vai ajudar na digestão.

O exercício vai, como é esperado, acelerar o metabolismo e, com isso, ajudar a queimar calorias,

O sono pode ser muito mais repousante. Apesar de haver uma ativação dos sistemas, a verdade é que o desporto tem também a capacidade de reduzir os níveis de stress, fator essencial para uma noite melhor dormida.

Os níveis de açúcar no sangue vão ser reduzidos.

Por fim, também ao nível da circulação, a caminha noturna vai funcionar como um agente que vai melhorar a circulação sanguínea.