Caminhar rápido: a estratégia a seu favor para ficar mais elegante

sport woman walking towards on the road side. Step concept
[Fotografia: Istock]

Nem todas as distâncias podem ser cumpridas a pé. Porém, há voltas em que o carro ou mesmo os transportes públicos não são mesmo necessários. Ora, numa altura em que o distanciamento social é um dos eixos essenciais para evitar a contaminação, poupar aquela curta viagem de autocarro ou metro pode ser benéfica de múltiplas formas.

Aproveite para caminhar rápido cumprindo um exercício que, em inglês, ganhou o nome de power walking. Trata-se de, nada mais, longas caminhadas cujo esforço vai variando quer de velocidade – mais devagar e mais rápido – e de ritmo. Uma opção que fortalece e tonifica as pernas, os glúteos e o abdómen.

Em declarações à edição espanhola da revista Vogue, Javier Fominaya, coordenador de atividade física, elencou ainda outros benefícios e, para lá da queima de calorias, há ainda a sublinhar a redução do risco de hipertensão, colesterol e prevenção da diabetes tipo 2.

Para se dedicar a uma power walking eficaz, o melhor percurso é o que for acidentado, com subidas e descidas, e não o plano. Se o objetivo for perder peso, são necessários, pelo menos, 45 minutos a uma hora diários a uma velocidade que, explica o personal trainer Alberto Roales àquela publicação, deve ser acima da média pessoal, mas permitindo que se consiga manter uma conversa com outra pessoa enquanto se caminha.

A postura, explicam os especialistas, deve ser direita, com o abdómen contraído, sem encolher os ombros para não sobrecarregar a clavícula e o pescoço, e os braços devem estar dobrados, a 90 graus, para garantir que não haja sobrecarga indevida noutras zonas do corpo.

O calçado tem de ser o mais adequado possível ao seu pé, os ténis de running são bastantes aconselhados, e os movimentos de caminhada devem cumprir primeiro o calcanhar, depois a planta do pé completamente apoiada e por fim elevar a ponta.

Depois do treino, os especialistas recomendam a ingestão de fruta como banana ou uva e de proteínas como queijo cottage e iogurte grego.