Campanha mostra quanto tempo duram realmente os alimentos e como evitar desperdícios

A Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) juntamente com o apoio institucional da Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar e da Câmara Municipal de Lisboa, lançaram esta segunda-feira uma campanha o sobre as datas de validade dos produtos alimentares.

“Saber a diferença, faz a diferença”. Este é o mote da campanha de informação cujo objetivo é ajudar o consumidor a interpretar e distinguir as diferentes indicações de validade/durabilidade, ajudando-o assim a rentabilizar o consumo dos produtos alimentares e, acima de tudo, a evitar o desperdício alimentar.

A campanha estará presente em mais de 1200 lojas e plataformas online, bem como nas redes sociais de um conjunto de empresas associadas da APED, nomeadamente Aldi, Continente, DIA-Minipreço, El Corte Inglés, Intermarché, Ikea, Jumbo e Pão de Açúcar, Lidl, Novo Horizonte e Pingo Doce.

Desperdício alimentar: o que é e como evitar

Vários estudos europeus indicam que o consumidor doméstico é responsável por cerca de 42% do desperdício alimentar global. Um dos grandes fatores é que os consumidores não entendem exatamente o significado das datas de validade dos rótulos dos produtos.

Segundo alguns inquéritos realizados no contexto da União Europeia, apenas 47% dos cidadãos compreende o significado de “consumir de preferência antes de” e só 40% compreende o significado de “consumir até”.

“A mais-valia desta campanha é que dá resposta à necessidade premente de informar e esclarecer o consumidor sobre questões muito práticas relacionadas com o seu dia-a-dia de consumo. Acreditamos na eficácia deste modelo de iniciativas que traz múltiplas vantagens para o consumidor, uma vez que permitem escolhas mais refletidas, decisões mais ponderadas, melhor economia familiar, melhor ambiente e menos desperdício”, sublinha, em comunicado, Gonçalo Lobo Xavier, diretor-geral da APED.

No site oficial da APED pode encontrar informação detalhada sobre as diferenças entre “data-limite de consumo” ou “datas de durabilidade mínima”, um conjunto de dicas, recomendações e sugestões de conservação e consumo, entre outros.

Percorra a galeria de imagens e veja alguns produtos que duram bem mais tempo do que o escrito no prazo de validade.

Este é o prazo de validade dos alimentos congelados