Cancro afastou-a de ser astronauta, mas agora vai ser a primeira turista espacial

[Fotografia: Facebook]

Hayley Arceneaux tem 29 anos, é médica assistente e vai tornar-se numa das primeiras “turistas espaciais” a voar sem a presença de um profissional, mas também será a mais jovem astronauta americana a entrar em órbita.

Um sonho que tem um sabor ainda mais especial uma vez que esta norte-americana teve de desistir do sonho de criança de ser astronauta por ter tido cancro ósseo ainda em tenra idade. “Isso mudou para sempre o meu mundo”, declarou à agência Associated Press.

No entanto, a exploração espacial voltou a ser uma possibilidade para esta mulher. Jared Isaacman, um jovem multimilionário americano apaixonado pela exploração espacial, fretou o SpaceX Falcon 9 às suas próprias custas para a inédita operação Inspiration4, e decidiu levar três outras pessoas a bordo.

“Recebi um telefonema -surpresa no início de janeiro. (…) Explicaram-me a ideia da missão e, basicamente, perguntaram-me: Quer ir para o espaço?”, recorda. A resposta foi, como seria de esperar, afirmativa, “Eu disse imediatamente: Sim, absolutamente sim!” Ela explica.

“Os astronautas têm de estar fisicamente perfeitos. Esta não é uma categoria à qual pertença por causa das operações que fiz na perna. Uma das coisas que mais me entusiasma nesta missão é que ela abre as viagens espaciais a todos”, afirmou. Para Hayley Arceneaux, “ser a mulher americana mais jovem a ir para o espaço é uma grande honra, mas, honestamente, o que mais me atrai é ser a primeira sobrevivente de cancro pediátrico a ir para o espaço e o que isso significa para os que estão a lutar contra a doença”.