Subir

Cancro da mama: autoexame regular é a melhor prevenção

A Sociedade Americana do Cancro e a Organização Mundial de Saúde referem-se ao autoexame do peito como a melhor forma de descobrir o cancro da mama numa fase precoce. As mulheres com mais de 20 anos devem proceder a um exame regular dos seus seios, uma vez por mês e após a menstruação.

O autoexame deve ser feito sempre da mesma forma, para ser mais fácil a deteção de alterações. Mas, como é que se faz um autoexame ao peito?

Ao espelho observe os seios e verifique se são simétricos, se há pregas, depressões ou alterações na pele da mama, da aréola e do mamilo. Depois, coloque um braço atrás da nuca, as costas direitas e com a ponta dos dedos percorra todas as áreas da mama em movimentos circulares de fora para dentro, procurando por espessamentos ou nódulos. Use a mão direita para examinar a mama esquerda e vice-versa. E examine também as axilas. Se durante a palpação encontrar nódulos que não costumavam existir ou se os pré-existentes mudaram de tamanho ou forma, deve consultar o seu médico de forma imediata.


Sabia que há uma nova plataforma para falar do cancro em Portugal?