Cancro do cólon e o que pode levar a um reaparecimento

cancro
[Fotografia: SHVETS production/ Pexels]

No Instituto de Pesquisa em Biomedicina de Barcelona, Espanha, um grupo de investigadores levou a cabo um estudo que descobriu qual o mecanismo que se esconde por trás do reaparecimento do cancro do cólon após a quimioterapia.

A equipa de cientistas identificou um gene e uma população celular específica que influencia e potencializa o reaparecimento do cancro do cólon. Esta é uma descoberta que pode mudar e melhorar o tratamento da doença no futuro.

O estudo foi publicado na revista “Nature Cancer” e explica que um conjunto de células-tronco no cancro do cólon expressam um gene chamado “Mex3a” e que faz como as células permaneçam em estado adormecido durante a quimioterapia. Ou seja, essas células são reativadas após o tratamento.

Durante o tratamento esta população de células adota um comportamento de proteção, diz ainda o estudo. Contudo, após o fim da quimioterapia e o desaparecimento dos químicos, o ambiente torna-se mais favorável para estas células que acabam por ser reativadas e a estimular o reaparecimento do tumor.

Os cientistas utilizaram organoides, ou seja, massas tumorais tridimensionais derivadas de tumores reais e de tumores de cancro colateral avançado em animais, de forma a observarem vários tipos de células.

Após as observações nos organoides e em dados animais, os cientistas compararam os resultados com dados genéticos de amostras de tumores de cancro do cólon de diversos pacientes.

Os cientistas afirmam ainda que a remoção deste gene, através de técnicas de engenharia genética, resulta na eliminação total dessas células através de quimioterapia.

Os responsáveis por este estudo pretendem continuar a estudar a doença e perceber como o gene e a proteína Mex3a mantém as células-tronco do cancro do colón adormecidas.