Cancro: Liga arranca com peditório e alerta para doença mais grave, crise e mais pedidos de ajuda

cancro mama
[Fotografia: Istock]

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) inicia esta sexta-feira, 29 de outubro, o seu peditório anual de rua, que vai decorrer até segunda-feira, 1 de novembro, e que constitui a principal fonte de financiamento das atividades da instituição. Dinheiro que, garante a entidade, permite apoiar doentes oncológicos e os seus cuidadores e promover atividades de promoção da saúde, de prevenção do cancro e de estímulo à formação e investigação em oncologia.

Presidente Vítor Rodrigues revela que o número de pedidos de ajuda por parte de doentes tem aumentado e vislumbra um cenário ainda mais negro para breve, em Portugal. “Temos situações mais graves e uma situação económica e financeira que estamos todos com receio que vai piorar e isso vai-se refletir no dia a dia das pessoas quando elas precisam mais, que é quando estão doentes”, afirmou em declarações aos media. Rodrigues lembrou o fim “das moratórias e todo o conjunto de medidas que foram feitas durante a pandemia” como fatores que vão acentuar carências.

Prevendo um notório aumento de pedidos, o responsável pede definição “de orientações claras para todos os serviços de saúde, sejam eles cuidados hospitalares, sejam eles de cuidados de saúde primários”.

Quaanto à LPCC, sem apoios de subsídios estatais para o desenvolvimento dessas atividades, a liga recrutou voluntários para este peditório, através de uma campanha com o mote “Jogue em equipa com o melhor do mundo”, em que o embaixador da iniciativa é mais uma vez o futebolista internacional português Cristiano Ronaldo.

O cancro é a segunda causa de morte mais frequente em Portugal, com 50 mil novos casos em 2018, refere a organização não-governamental, sublinhando que o cancro colorretal, da mama e da próstata são os mais prevalentes em Portugal.