Subir

Oeiras: É preciso uma mulher para “arrumar a casa”, diz candidata

A candidata do movimento independente ‘Renascer Oeiras 2017’, Sónia Gonçalves, afirma que está na altura de eleger uma mulher como presidente da Câmara Municipal de Oeiras para “arrumar a casa”.

A frase da candidata foi proferida, durante uma ação de campanha no Mercado de Algés e referiu-se à possibilidade de Isaltino Morais, que também se candidata como independente, poder reconquistar o lugar de presidente da Câmara.

Em resposta, a uma apoiante do ex-autarca, Sónia Gonçalves disse que nenhum dos candidatos às atuais eleições “há de lá estar tanto tempo como ele, por isso agora é altura de mudar e que votem numa mulher, porque a casa já precisa de ser arrumada”, afirmou associando o género feminino à realização de tarefas domésticas.

De antiga apoiante a candidata

Sónia Gonçalves, que até 2016 fazia parte do movimento independente IOMAF quando este ainda juntava Isaltino Morais e Paulo Vistas, afirma já não se rever nas políticas dos seus, agora, adversários.

“Eu decidi candidatar-me porque achava que em Oeiras havia uma lacuna em termos políticos. Achei que era necessário que houvesse um movimento independente que pudesse fazer a diferença, trazer uma política com valores, para que a aposta fosse no sentido de trabalho, da dedicação e entrega ao concelho”, explicou à Lusa.

Sobre Paulo Vistas, o atual presidente da Câmara Municipal de Oeiras, diz “não ter uma política de futuro” e acusa-o de “estar muito virado para o gabinete e pouco para o concelho”. Quanto a Isaltino, reitera que “já saiu do concelho e deixou-o duas vezes entregue a sucessores que ele próprio escolheu e que falharam. Queremos uma nova geração de pessoas com uma visão para o futuro, uma visão diferente”, justificou.

Os “valores e verdadeira independência” são as armas com que Sónia Gonçalves quer lutar, princípios que levaram também a mãe da candidata a acompanhá-la na campanha. “Faz-se tudo por um filho e eu sou a prova disso”, confessa Alice Amado.

Oeiras conta com 13 candidatos, entre os quais cinco mulheres, às próximas eleições autárquicas de 01 de outubro. Os candidatos são Paulo Vistas (Independentes, Oeiras Mais À Frente), Isaltino Morais (Inovar Oeiras de Volta), Joaquim Raposo (PS), Ângelo Pereira (PSD/CDS-PP/PPM), Sónia Gonçalves (Renascer Oeiras 2017), Heloísa Apolónia (CDU), Miguel Pinto (BE), Pedro Torres (PAN), Safaa Dib (Livre), Isabel Sande e Castro (Nós, Cidadãos!), Pedro Perestrello (PNR), André Madaleno (PTP), Alda Gameiro (PCTP/MRPP).

 

AT com Lusa

Imagem de destaque: Página Oficial do Facebook