Canoagem: “Vamos melhorar”, diz Teresa Portela

O desporto feminino português deu mesmo nas vistas em Belgrado, Sérvia, este fim de semana, nos Europeus de canoagem. Mas as atletas Teresa Portela e Joana Vasconcelos – que conquistaram a medalha de outro para o K2 2000 metros – querem mais e prometem resultados para o mundial de agosto, que vai ter lugar nas águas de Montemor-o-Velho. A dupla feminina junta-se às inúmeras conquistas de Fernando Pimenta nesta modalidade, três delas este fim de semana: com ouro, prata e bronze.

As palavras das atletas, nas suas páginas de Facebook, são de alegria, de superação, mas também de ambição. “Seguramente vamos melhorar o que não correu tão bem, para que no Mundial em agosto tudo corra como planeado”, escreve Teresa Portela. Joana Vasconcelos acrescenta: “O trabalho continua e cada vez mais confiante em que vamos melhorar ainda mais”.

Pódio com Teresa Portela e Joana Vasconcelos [Fotografia: Federação Portuguesa de Canoagem]

“Foi um Campeonato cheio de emoções”, afirmou Portela. Nesta mesma mensagem, a atleta lembrou o ouro, mas sublinhou que se tratou de uma participação na qual “alguns resultados não corresponderam ao que queríamos e ao que merecíamos”. “É um orgulho enorme pertencer a esta maravilhosa equipa. Houve provas que correram bem e outras menos bem, mas sempre unidas”, anunciou Joana Vasconcelos.”

As atletas do Benfica, juntamente com toda a comitiva, chegam ainda esta segunda-feira a Portugal. Por cá, as campeãs já mereceram os elogios do presidente dos encarnados. Luís Filipe Vieira até já impôs metas mais ambiciosas. “Joana Vasconcelos, João Ribeiro, Teres Portela e Fernando Pimenta são hoje grandes referências da modalidade em Portugal, crónicos candidatos nas provas internacionais e, neste momento, partilho a ambição de ter duas tripulações candidatas a medalhas em Tóquio 2020. Estão todos de parabéns”.

Imagem de destaque: Facebook