Cansada durante o período? Há uma razão biológica para isso!

Mulher cansada

Sentir-se mais cansada que o habitual e sem energia quando está com o período está longe de ser apenas uma manifestação de desconforto com os sintomas associados à menstruação – hemorragias, inchaço e cãibras.

Há, de facto, razões hormonais que o explicam. Nos 10 dias que antecedem o período, o corpo da mulher prepara-se para que os seus óvulos sejam fecundados, quando não há essa fecundação, as hormonas que preparam esse processo deixam de ser necessárias, explica a médica americana, Molly O’Shea, ao site U by Kotex.

“Quando isso acontece, o corpo passa do estado de alerta máximo para o nada, do ponto de vista hormonal, e essa mudança causa outras mudanças também e todas estas alterações são extenuantes. Até os níveis hormonais subirem outra vez, permanece-se cansada”, explica a especialista.

Os níveis hormonais começam a subir cerca de uma semana depois do período começar e atingem o seu auge no período de evolução. À medida que os níveis vão subindo também a energia vai aumentando.

Apesar de ser um estado natural e recorrente, que passa ao fim de alguns dias, a falta de energia sentida durante a menstruação pode ser atenuada se, durante essa fase, a mulher se mantiver hidratada, fizer exercício físico, mantiver uma alimentação saudável e regular e dormir, no mínimo, oito horas.