A cantora britânica Beth Gibbons, dos Portishead, regressa a Portugal em julho de 2025 para um concerto a solo no Coliseu de Lisboa, revelou hoje a promotora.
A cantora atuará a 16 de julho naquela sala de espetáculos, no âmbito de uma digressão ancorada no álbum a solo Lives Outgrown, editado em maio pela Domino Records.
Lives Outgrown é, em certa medida, o trabalho mais pessoal de Beth, o resultado de um período de reflexões e mudanças – ‘muitas despedidas’, segundo a própria”, lê-se na página oficial da Domino Records, que apresenta este álbum como a estreia a solo da cantora.
Beth Gibbons, 59 anos, editou há trinta anos o álbum Dummy, juntamente com Geoff Barrow e Adrian Utley, que compunham os Portishead, um dos nomes definidores do som do ‘trip hop’ e da música alternativa de Bristol (Reino Unido) dos anos 1990.
À margem dos Portishead, que publicaram apenas três álbuns de estúdio – o último dos quais em 2008 -, Beth Gibbons gravou um álbum com o músico Paul Webb, ou Rustin Man, intitulado Out of Season, que apresentou ao vivo em Portugal em 2003.
Em 2014, a cantora participou ainda na gravação da Sinfonia n.º 3 de Henryk Górecki, pela Orquestra Sinfónica da Rádio Nacional da Polónia, sob a direção do maestro Krzysztof Penderecki, publicada em álbum em 2019.
Do rol de colaborações de Beth Gibbons destaque ainda para a participação no álbum Cinema (2004), do músico português Rodrigo Leão.
Os bilhetes para o concerto de Beth Gibbons a 16 de julho, em Lisboa, serão colocados à venda na sexta-feira, variando entre os 24 euros e os 75 euros.
LUSA