‘Daily Mail’ quis fazer graça mas sexismo passou-lhe a perna

dailymailcover

É caso para dizer: “pernas para que vos quero”. Pelo menos, parece ter sido essa a interpretação que o jornal britânico ‘Daily Mail’ fez de um dos encontros políticos mais importantes dos últimos tempos e que pode mudar radicalmente o Reino Unido, tal como o conhecemos.


Leia também: Referendos? “Não”, diz a senhora ministra


O tabloide decidiu fazer capa com as pernas da primeira-ministra Theresa May e da chefe do governo escocês Nicola Sturgeon, que se reuniram, esta segunda-feira, 27 de março, para discutir as suas diferenças na abordagem da saída do Reino Unido da UE e um possível segundo referendo sobre a independência da Escócia.

Mas foram as pernas das duas líderes que chamaram a atenção do jornal, que à fotografia das duas governantes, sentadas lado a lado, juntou um trocadilho com a palavra ‘Brexit’, referindo que seria mais interessante uma competição de pernas (“Legs-it”).

As críticas à capa do ‘Daily Mail’ não se fizeram esperar, com políticos, leitores e jornalistas acusarem o jornal de “sexismo” e de ignorar a importância do encontro para o futuro do Reino Unido.

daily-mail

O ex-líder do partido Trabalhista Ed Miliband também comentou a primeira página do tabloide, dizendo que “os anos 50 ligaram e pediram o seu título de volta”. Enquanto Harriet Harman, do mesmo partido, escreveu no Twitter: “Idiota! Estamos em 2017!”
harriet-twiter

 

As declarações do atual líder dos trabalhistas, Jeremy Corbyn, também foram no mesmo sentido, a reforçar que “estamos em 2017” e que que “este sexismo deve ser remetido para a história. Vergonha para o Daily Mail”.

A jornalista da BBC Emma Barnett‏ foi outro dos nomes que se associou ao coro de críticas ao jornal, comparando duas notícias em que o foco está nas mulheres, mas por razões distintas.

 

emma-marnett