Não basta um difusor e a temperatura a que tudo acontece. Conseguir caracóis perfeitos pode ser uma verdadeira aula de ciência laboratorial, mas é mais simples do que possa pensar.
A atriz Inês Herédia deu nas vistas em festa de rentrée da programação da TVI ao fim da tarde, em Belém, Lisboa, com um vestido tigresse. Contudo, mais do que o que vestia, eram os caracóis que chamavam à atenção.
Numa altura em que tantas mulheres prescindem da sua ondulação natural por não saberem como lhe dar vida, recorrendo a alisamentos, e quando tantas outras sonham exibir os caracóis, mas não sabem como, a Delas.pt pediu a Helena Vaz Pereira, da GriffeHairstyle que explicasse quais os procedimentos, truques e erros a evitar.
Para lá do recurso a produtos profissionais pensados para caracóis e para cabelos mais soltos, será ainda necessário usar um difusor e um modelador. Mas, vamos por partes.
“Com o cabelo molhado, usar um produto para definição de caracóis como o Twisted da Sebastian. No meio e nas pontas, misturar na mão o Potion 9 com Dark Oil da Sebastian e aplicar. Secar totalmente com difusor”, afirma Helena Vaz Pereira.
E se para muitas a operação dos caracóis acaba aqui, a hairstylist defende o contrário: “Depois de bem seco, escolher o ferro modelador de acordo com o diâmetro do caracol natural, no caso da Inês, como o caracol precisa de definição adequada ao seu encaracolado natural, usamos o Mini GHD.” Por fim, é preciso respeitar na temperatura “de 185 graus, que não danifica o fio de cabelo”.
Um passo que não prescinde de proteção. Como detalha a especialista, “para conseguir aquele efeito” deve-se “aplicar protetor térmico, como o Trilliance da Sebastian, e fazer mechas pequenas por toda a cabeça, mas desencontradas, para dar um ar mais natural”.
Contudo, há um pequeno truque que pode ajudar a potenciar os caracóis, e a hairtsylist revela-o: “quando seco com difusor, alterno a temperatura do secador entre quente porque ajuda a fixar o caracol e o frio porque dá brilho”.