Publicidade Continue a leitura a seguir

Caravanismo: conhece a regra dos 2-2-2?

Publicidade Continue a leitura a seguir

Fazer caravanismo pode ser mais desafiante do que à partida possa pensar. Estando a ser considerada uma das formas mais seguras de fazer férias em tempo de pandemia, há muitos cuidados a ter e aspetos a verificar antes de iniciar a viagem, durante e após o término das férias. Tudo para que sejam momentos de férias e não de contratempos.

Antes de partir

Para lá das cinco regras a ter em conta antes de ligar a chave e partir em viagem, deve verificar alguns aspetos na caravana antes de dar início às férias. “É importante confirmar questões importantes como a localização da caixa que contém água suja e como esvaziá-la, uma vez que terá de o fazer durante a viagem”, refere porta-voz da Indie Campers. A empresa que aluga caravanas, aconselha ainda a verificação do espaço onde se vai dormir. “Se a autocaravana tiver cama convertível, é importante certificar-se de que sabe como manuseá-la”, aconselha.

A par destes cuidados, é recomendada a verificação do estado dos pneus, da “duração da bateria e informar-se sobre o funcionamento de equipamentos como frigorífico”, refere a empresa ao delas.pt.

Esquecer a documentação que permite conduzir a caravana está fora de hipótese. A título geral, é “necessária uma licença de condução de categoria B (a mesma requerida para um automóvel) e o condutor deverá ter mais de 18 anos de idade”. Geralmente, trata-se de veículos de classe 2, mas pode não ser. Este aspeto é particularmente relevante por uma questão de percurso – as estradas que melhor servem o propósito – e de custos, caso tenha de andar em autoestrada.

Durante a viagem:

Conduzir veículos de diferentes dimensões das que estamos habituados pode ser uma verdadeira dor de cabeça. Por isso, se a viagem que se prepara vai ser longa, é importante começar por experimentar num percurso mais curto para manobrar o veículo em estacionamento ou, por exemplo, marcha atrás.

A condução deverá ser muito mais lenta. O proprietário de uma empresa de caravanismo norte-americana Matt Kirouac recomenda, em declarações ao site HuffPost, que se deve reduzir 10 a 20 quilómetros à hora ao limite de velocidade aplicável. Alerta ainda para o vento, cujos efeitos são potenciados em veículos de maior dimensão. Por estas razões e pelas que dependem da própria viagem e da manutenção dos resíduos, é de esperar que a viagem dure mais do que o que se pensava.

Se se vai recorrer a GPS, é importante encontrar soluções que contemplem o caravanismo. Na verdade, nem todas as estradas sugeridas podem ser as mais adaptadas.

Durante as férias, recorra ainda à regra do 2/2/2. A máxima é dada ao site HuffPost por Jason Miller. O gestor e co-proprietário de um site de viagens em caravana aconselha a “não andar mais do que 200 milhas por dia (cerca de 300 quilómetros), chegar ao destino pelas duas da tarde e ficar, pelo menos dois dias.”

Road Trip sexual? Saiba como fazê-lo em segurança