Carla Bruni regressa coberta de pérolas à semana de Moda de Paris

Balmain - Runway - Paris Fashion Week Ready to Wear S/S 2022
[Fotografia: Christophe Petit Tesson/EPA]

Um vestido curto e bordado a pérolas. Foi com esta proposta da Balmain que Carla Bruni marcou o regresso à moda e, no caso particular, à Semana de Moda de Paris, que decorre até 5 de outubro – e vai contar com a presença de três designers portugueses.

A ex-primeira dama francesa e cantora, de 53 anos, evocou os dez anos de trabalho do diretor artístico Olivier Rousteing e ao lado de antigas manequins como as supermodelos Naomi Campbell, Milla Jovovich, Cindy Bruna e Natalia Vodianova.

Mas enquanto Bruni desfilava um vestido curto coberto de pérolas e evocar padrões florais, no dia seguinte, a 30 de setembro, o marido e ex-Presidente francês Nicolas Sarkozy era considerado culpado de financiamento ilegal na sua campanha de reeleição em 2012, sete meses depois de também ter sido condenado por tráfico de influências.

O tribunal considerou que o antigo chefe de Estado francês, que liderou o país entre 2007 e 2012, beneficiou de um sistema de dupla contabilidade criado para poder ultrapassar os limites de despesas com a campanha impostos pela legislação francesa.

A nova condenação surge sete meses depois de Sarkozy ter sido condenado, em primeira instância, a três anos de prisão, um dos quais efetivo em prisão domiciliar, por corrupção e tráfico de influências, estando, no entanto, em liberdade até decisão do recurso interposto. Nicolas Sarkozy foi condenado a um ano de prisão, que poderá cumprir em prisão domiciliária com pulseira eletrónica, sendo que ainda poderá recorrer da sentença.

Sarkozy, que não esteve presente no tribunal de Paris para o anúncio do veredicto, foi acusado de ter gastado quase o dobro do valor máximo legal (22,5 milhões de euros) na candidatura à reeleição em 2012, que perdeu para o socialista François Hollande. Sarkozy, com 66 anos, negou ter sido responsável por qualquer irregularidade.

com Lusa