Publicidade Continue a leitura a seguir

Carla Tavares ganha Amadora, mas “estrela de televisão” Suzana Garcia sobe

Carla Tavares e Suzana Garcia [Fotografia: Montagem/Global Imagens]

Publicidade Continue a leitura a seguir

A socialista Carla Tavares volta a conquistar a autarquia da Amadora, no distrito de Lisboa, por mais quatro anos. Na corrida, estavam, entre outros candidatos, a antiga comentadora de Você na TV, na TVI, Suzana Garcia, que emerge deste sufrágio como a segunda força política mais votada naquele concelho e numa subida social-democrata mais expressiva do que se antecipava. Se em 2017, o PSD e CDS tiveram 15,17% dos votos, a coligação encabeçada por Suzana Garcia fez subir a votação mais 6%, para os 21,28%.

A atual autarca prossegue assim para o terceiro e último mandato, com uma quebra de resultados de 4% face a 2017. Mantém, contudo, a câmara nas mãos da coligação Amadora Mais por mais quatro anos, uma autarquia que tem sido socialista desde 1997.

Carla Tavares [Fotografia: Filipe Amorim / Global Imagens]
A polémica Suzana Garcia, recorde-se, correu a convite pessoal do líder social-democrata Rui Rio e pela coligação PSD, CDS-PP, PDR e MPT e foi descrita pelo jornal norte-americano New York Times, na passada semana, como “estrela de televisão” de “personalidade combativa”, recordando momentos como por exemplo aquele em que se referiu a “negros” para descrever uma parte da população nacional.

Suzana Garcia [Fotografia: Paulo Spranger / Global Imagens]

Nestas Autárquicas, o número de mulheres candidatas à liderança das autarquias subiu. Se em 2013 foram 162, quatro anos depois quase duplicou: concorreram 237. Agora, foram 287.

Neste sufrágio que decorreu este domingo, 26 de setembro, em 63% dos 308 concelhos de Portugal havia pelo menos uma mulher a correr à presidência de uma câmara, com Braga a registar cinco candidaturas. Contas feitas, eram 114 os concelhos sem qualquer mulher candidata à presidência da câmara, de acordo com os dados coligidos pela agência Lusa.

O concelho com mais mulheres candidatas à presidência de câmara é Braga, com cinco, seguido de Lisboa e Santa Maria da Feira, com quatro, e de 14 municípios com três mulheres na liderança de listas: Almada, Cantanhede, Marco de Canaveses, Amadora, Figueira de Castelo Rodrigo, Miranda do Douro, Arouca, Mafra, Ponta do Sol, Póvoa de Varzim, Ribeira Grande, Santana, Viana do Castelo e Vila Verde.

Do total de 1.541 candidaturas à liderança das autarquias, 287 são encabeçadas por mulheres, ou seja, 18,6%.

Analisando apenas os movimentos independentes, 10 mulheres lideram listas num total de 83 candidaturas.

Em 2017, foram eleitas 32 mulheres como presidentes de câmara, pouco mais de 10% do total de líderes de executivos municipais escolhidos em 1 de outubro desse ano. Nomes e vencedoras que pode recordar aqui.