Carlos Gil: “Hoje a mulher tem que ter uma imagem forte e ao mesmo tempo divertida”

Depois de apresentar a coleção para próximo outono / inverno em Milão, Carlos Gil traz este sábado, os coordenados a Lisboa, no âmbito do Portugal Fashion.

Inspirado no urbanismo e na correria do dia-a-dia na cidade, Carlos Gil criou peças que permitem à mulher passar rapidamente de um look mais formal para um casual ou mais divertido, estando sempre pronta para qualquer ocasião.

Em entrevista ao Delas.pt Carlos Gil falou da coleção para a estação fria de 2018, da presença da marca em Milão e da mulher dos dias de hoje, referindo que “hoje a mulher tem que ser muito forte, com uma imagem forte e ao mesmo tempo divertida”.

Estilista Carlos Gil no fim do desfile em Milão. Fevereiro de 2018 [Fotografia: Ugo Camera]

Tal como na coleção de primavera /verão para 2017, Carlos Gil inspirou-se no urbanismo e em toda a agitação da cidade, trazendo uma coleção intitulada 24h. O que traz esta proposta?

Esta coleção é inspirada numa mulher de 24h, uma mulher que se veste de manhã, mas que a vida dela não é exclusivamente as 8 horas de trabalho. Depois do horário laboral ela tem sempre algo mais na vida dela. E para isso tem sempre algo, ou no escritório ou no carro, que a transforme. Pode ser uma peça ou acessório, é algo que permite que ela saia à noite, vá a uma festa ou a um cocktail. Esta mulher vive para ela própria, mas vive em sociedade. Hoje a mulher tem que ter uma imagem forte e ao mesmo tempo divertida. E, por isso, fui buscar um pouco inspiração dos anos 70 e 80, daí a imagem do disco. De certa forma é uma mulher que se desdobra o dia todo para ser ela própria.

E nesta coleção de Carlos Gil essa peça chave, que transforma todo o visual, pode ser um dos casacos exuberantes que apresenta?

Pode. Pode ser desde um sapato que dê outro brilho até ao próprio bomber de pailletés ou algo com apontamento dourado. A coleção tem sempre um apontamento de ouro e de prata, tem reflexos, porque é inspirada nas luzes da noite e nos reflexos da noite e é isso que vai dar uma autenticidade muito grande à mulher de 24h.

Embora divertida, esta coleção não dispensa a elegância e sofisticação. Estes elementos encontram-se nos cortes e nos acabamentos das peças?

Sempre. A marca Carlos Gil tem sempre um apontamento muito forte nas coleções que é desde os materiais aos acabamentos, isso nunca foge, faz parte já da marca. O que vem a seguir é a inovação e a criatividade que impera no momento. E vai haver uma inovação nesta coleção. Porque mesmo sendo muito sport, não desgruda a imagem do clássico renovado, mantendo o elegante e o conforto. As manequins, no fim, aparecem todas com casacos revertíveis, tipo mochilas, ou seja, é o casaco de final de noite que se vira ao contrário e faz de mochila, o que dá uma imagem muito sport e um acabamento completamente diferente dos feitos anteriormente nos interiores dos casacos. Mas todos sabemos que sou um fã condicional de uma peça onde tudo começa na modelagem, num bom corte e numa boa escolha de tecidos. Isso penso que faz toda a diferença.

“Fazer uma coleção e um desfile onde o meu pensamento tem que estar na venda para a cliente da Ásia, para a da América e para a da Europa, conseguindo que todas possam comungar do mesmo gosto, tendo elas gostos completamente diferentes, é difícil”

 

Já há algum tempo que a marca Carlos Gil tem tido expressão na Ásia. Continua a ser um dos países mais fortes?

Sim, a Ásia, tal como o Oriente, continua a ser um país muito forte para a marca. Faz parte do meu trabalho, mas fazer uma coleção e um desfile onde o meu pensamento tem que estar na venda para a cliente da Ásia, para a cliente da América e para a da Europa, conseguindo que todas possam comungar do mesmo gosto, tendo elas gostos completamente diferentes, é difícil. É quase impossível, mas tem-se conseguido. Talvez por ser uma pessoa com espírito aberto e um homem do mundo. Viajo muito e gosto muito de viajar e isso vai-me dando algum background para poder trabalhar com um à vontade diferente. Mas não posso dizer que seja fácil. Há alturas em que fico um pouco confuso, depois encontro-me, até porque tenho ao meu lado uma pessoa aliada [a mulher] que me vai alertando e que é um pilar na minha carreira. É ela que está a tomar conta da parte comercial e de tudo o que é logístico. Como costumo dizer: só assino cheques nessa parte.

É uma das mulheres da coleção 24h de Carlos Gil?

É uma mulher ativa, é uma mulher que faz parte da minha coleção, porque é uma mulher de 24h. Tanto trabalha no escritório, como na parte comercial, como se tiver que se preparar para ir a uma festa tem que ser tudo muito rápido e eficiente, estando sempre preparada para o inesperado. Hoje as mulheres não têm tempo. Têm que ser muito versáteis e prontas, porque se não ficam para trás e hoje não há nenhuma mulher que queira ficar para trás. Hoje a mulher anda sempre para a frente.

[Percorra a galeria de imagens para ver os modelos de Carlos Gil que desfilaram em Milão.

[Imagem de destaque: Ugo Camera]

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