Carlos Gil: O regresso à infância

Conhecemos a coleção do designer português Carlos Gil no dia anterior ao desfile, enquanto o criador fazia as últimas provas e escolhia as modelos que iriam pisar a passerelle. O desfile aconteceu este domingo, dia 26 de fevereiro, em Milão, integrado programa internacional do Portugal Fashion.

Os amarelos, vermelhos, verdes e azuis da coleção tornaram-se ainda mais vibrantes debaixo dos focos do espaço Le Cavallerize. “Magic Tale” foi o nome escolhido por Carlos Gil para as suas propostas de outono-inverno 2017/2018. Uma viagem à infância que resgatou a geometria e cor dos cubos mágicos para os padrões e foi buscar aos desenhos infantis as tartarugas e pinguins que estamparam algumas peças.

Enquanto as modelos andavam de uma ponta à outra da sala durante o fitting, o criador revelou a sua atenção aos detalhes, avaliando a altura de cada bainha – gosta das calças compridas a tapar bem os sapatos – as golas dos casacos, a altura das mangas e as conjugações de cores. Uma minúcia que se revela nas peças extremamente bem confecionada e de excelentes acabamentos, tendo os casacos forros iguais aos padrões de algumas camisas.

“A perfeição dos acabamentos é muito importante para mim. Gosto que as minhas peças sejam tão bonitas por fora como por dentro. Quando conhecemos alguém mesmo que seja muito bonito por fora, também queremos que o seja no seu interior, com a minha roupa acontece o mesmo” explicou Carlos Gil ao Delas.pt.

Apesar da inspiração infantil esta é uma coleção para Mulheres, os cortes são elegantes e alegres mas sem que percam a sofisticação. Os casacos têm bolsos grandes, as calças são largas, as camisas vibrantes e muitas das peças têm detalhes de pêlo, um cocktail feliz que resulta em looks inesperados mas bastante adulto, a combinação perfeita para mulheres que não têm medo de arriscar.


Veja também o desfile de Alexandra Moura em Londres.