Carmen Jorda: “Não há nenhuma regra que dite que não é possível ser uma mulher, ser piloto e ser feminina”

Os carros de Fórmula 1 da equipa da Renault Sports Formula 1 são testados por uma mulher. Antes de entrarem em pista, é a piloto espanhola Carmen Jorda que diz se o carro está pronto para as corridas.

A primeira vez que Carmen entrou em competição foi no Campeonato da Comunidade Valenciana, em Espanha, com apenas 11 anos e desde então nunca mais parou. Para além de piloto de desenvolvimento e apresentadora, é agora a cara da Bell&Ross provando que para se ser mulher num mundo de homens não é preciso perder a feminilidade.

Carmen-Jorda-at-Amber-Lounge-3

Como se sente sendo uma mulher num mundo de homens?

Não tem sido fácil, este é um desporto muito dominado por homens e tive de enfrentar alguns obstáculos que outros pilotos normalmente não enfrentariam. Têm surgido outras mulheres que têm ajudado a quebrar os padrões instaurados, como a Leila Lombardi, a Maria Teresa de Philippis e a Giovanna Amati. Contudo ainda só se contam seis mulheres a entrar num carro de Formula 1. Neste momento sinto-me orgulhosa do caminho que já percorri e de fazer parte de uma grande equipa como a Renault Sport Formula 1, mas ainda quero chegar mais longe!

O que significa para si ser mulher?

Para mim ser mulher sempre significou fazer o que gosto, fazer o que é melhor para mim e seguir os meus sonhos. É verdade que tive que ultrapassar obstáculos diferentes dos pilotos masculinos, mas isso nunca me fez parar. Apaixonei-me pela velocidade e pelas corridas quando ainda era muito jovem e os meus interesses não tinham nada a ver com os da minha irmã ou com os das outras raparigas da minha idade, mas isso não foi um impedimento, nem me tornou menos feminina. Eu gosto de cuidar de mim e da minha aparência. Não há nenhuma regra que dite que não é possível ser uma mulher, ser piloto e ser feminina, tudo ao mesmo tempo.

Como surge esta parceria com a Bell & Ross?

Tive a oportunidade de conhecer a equipa Bell & Ross no início do ano e eles têm sido fantásticos. Os relógios e a cronometragem são uma parte fundamental nas corridas e nos desportos motorizados, podemos mesmo dizer que andam de mãos dadas e que partilham muitos dos mesmos valores. Para mim esta é uma oportunidade de estar ainda mais envolvida no mundo do automobilismo e ao mesmo tempo entrar no sofisticado mundo da relojoaria.

Qual é o seu relógio Bell & Ross favorito?

Eu gosto muito do BR S Military Ceramic porque é um relógio desportivo e ainda assim clássico. É perfeito para usar no dia-a-dia e até mesmo na praia. Para eventos mais formais, gosto de usar o BR S Diamond Eagle com diamantes. Tem a constelação da Águia desenhada em diamantes no mostrador azul profundo que me faz sentir que estou a usar uma peça de joalharia elegante.

Porque decidiu ser uma piloto de desenvolvimento de Fórmula 1?

Eu participo em corridas desde os meus 11 anos e penso que para muitos a Fórmula 1 é o derradeiro objetivo. O meu sonho sempre foi ser piloto de Fórmula 1 e tive a oportunidade de me tornar numa piloto de desenvolvimento de Fórmula 1. Porém não foi isso que decidi ser, é apenas um passo no caminho certo. A Fórmula 1 é uma competição que se ganha não só na pista, mas também na fábrica e no laboratório. Ter um bom carro e uma boa equipa é tão importante como ter um bom piloto. Tenho dado todos os passos que posso para fazer parte de uma equipa de Formula 1 e eventualmente entrar no carro para correr. Tive sorte de ter sido escolhida pela equipa Renault Sport Formula 1 e de ter recebido o treino e a orientação certos para conseguir chegar mais longe na minha carreira.

Tem algum conselho de beleza ou de moda que a sua mãe ou a sua avó lhe tenham passado e que gostasse de partilhar com a Delas.pt?

Sim, tirar sempre a maquilhagem à noite! É verdade que passo muitas horas a treinar e a viajar, mas arranjo sempre tempo para a minha rotina de cuidados com a pele. A minha mãe é a minha confidente e a minha mais fiel conselheira. Adoro ir ao Germaine de Capuccini Spa com ela e usar o meu creme de hidratação ALGAEE para purificar a pele e ter o meu brilho de volta!

Enquanto piloto de Fórmula 1 o tempo significa tudo para si. Se tivesse uma hora extra no seu dia o que faria com ela?

Provavelmente iria passá-la com a minha família e amigos próximos, porque com o meu horário tão preenchido, sempre a percorrer o mundo, é difícil passar tempo de qualidade com eles.