Carta da Paridade no cinema chega a Espanha

paridade shutterstock

A partir desta sexta-feira, 21 de setembro, o Festival de cinema de San Sebastian, Espanha, e um dos mais importantes certames mundiais da sétima arte, não mais será o mesmo. Os responsáveis pelo evento, que decorre no país basco, anunciaram que vão assinar a Carta Pela Paridade e pela Inclusão das Mulheres no Cinema.

Recorde-se que se trata de um compromisso internacional, já subscrito pelas organizações de encontros homólogos de Cannes, Veneza, Locarno ou Toronto, e que tem por objetivo promover a igualdade de género no meio cinematográfico. Um documento que tem contado com o apoio público de personalidades como Agnès Varda, Kim Longinotto, Bertrand Bonello e Ursula Meier.

O festival de San Sebastian, com o apoio da Associação de Mulheres Cineastas e dos Meios Audiovisuais de Espanha, associa-se a esta iniciativa, assinando a carta no domingo, numa cerimónia que contará com as presenças da vice-primeira-ministra espanhola, Carmen Calvo, e do ministro da Cultura, José Guirao.

Carta da Paridade: o que é e o que defende?

O compromisso teve origem numa iniciativa levada a cabo pelo coletivo 50/50×2020, lançada oficialmente em maio no Festival de Cinema de Cannes com o objetivo de sensibilizar a opinião pública, mas sobretudo os decisores e agentes da indústria cinematográfica, para a falta de diversidade de género e para as disparidades sociais e laborais entre homens e mulheres.

Um dos objetivos é que os festivais de cinema se comprometam a atingir parâmetros de igualdade, até 2020, em cargos diretivos e que promovam práticas de inclusão e representatividade. A divulgação de estatísticas sobre desajustes salariais e disparidades entre géneros em vários setores da indústria também é outro dos objetivos.

Segundo o coletivo 50/50×2020, na última década (entre 2006 e 2016), em cada cinco filmes apenas um foi rodado por uma mulher. Dos 2066 cineastas contabilizados naqueles anos, 23% eram mulheres e 77% homens.

CB com Lusa

Imagem de destaque: Shutterstock

Festival de Cinema de Cannes cria linha SOS contra assédio