Casa das Histórias Paula Rego celebra 10 anos com programa especial e visitas gratuitas

A Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais, celebra dez anos esta quarta-feira, 18 de setembro. Para assinalar a primeira década do espaço dedicado à obra da pintora, foi organizada, pelo Serviço Cultural e Educativo do Bairro dos Museus de Cascais, uma programação especial que se prolonga até novembro.

Entre esta quarta-feira e o próximo domingo, 22 de setembro, as entradas serão gratuitas. Durante estes dias estão previstas diversas atividades, entre as quais uma visita guiada no domingo, às 16h.

“É uma honra para mim assistir, ainda que longe, às comemorações do 10º aniversário do museu que me é dedicado. Aguardo com expectativa a continuidade deste valioso projeto, em colaboração estreita com a Câmara Municipal de Cascais e a Fundação D. Luís I, através da assinatura de um novo contrato com a duração de dez anos. Quero ainda agradecer a todos aqueles que têm contribuído para o êxito alcançado na Casa das Histórias Paula Rego”, realça a artista, num comunicado, enviado pela Fundação D.Luis I, que gere o Bairro dos Museus de Cascais, onde se integra este equipamento.

Do contrato inicial com a autarquia, renovado entretanto por igual período, resultou a doação de desenhos e gravuras da artista, bem como o depósito de algumas das suas mais emblemáticas pinturas.

Ao longo destes primeiros dez anos, o museu recebeu cerca de 630 mil visitantes, que puderam ver mais de 30 exposições, entre pinturas, gravuras e desenhos de Paula Rego.

“Durante esta década de existência, as exposições realizadas na Casa das Histórias Paula Rego contaram com colaborações e parcerias com outros grandes museus internacionais, que muito contribuíram para a afirmação da singularidade e importância deste museu dedicado à mais reconhecida artista portuguesa contemporânea”, acrescenta, no mesmo comunicado, Catarina Alfaro, coordenadora da programação e conservação do museu.

Da programação especial deste 10º. aniversário, que pode consultar aqui, fazem parte, além das visitas a esse acervo, a projeção de documentários, oficinas e atividades dirigidas aos mais pequenos.