Casal de influenciadores pede 10 mil euros a fãs para… ir de férias

Quando Elena Engelhardt e o namorado Catalin Onc criaram, no início de junho, uma página no site Go Fund Me, não imaginavam as duras críticas e comentários que receberiam nas semanas seguintes. Na plataforma de crowdfunding, o casal de influenciadores explicava, numa longa mensagem, o objetivo por detrás deste pedido de financiamento coletivo: partir numa aventura que começaria no país onde vivem, Alemanha, até África, conduzindo apenas um velocípede de dois selins.

“Podíamos escrever um longo texto sobre a saúde mental ou o aquecimento global. Podíamos falar-vos de seguirmos os nossos sonhos ou quão importante é sairmos da nossa zona de conforto. Também vos podíamos dizer o quão belo é viajar, os seus benefícios. Mas vamos mostrar-vos. Menos conversa, mais ação”, começou por explicar o jovem Catalin Onc na página do crowdfunding, em que pedia 10 mil euros aos seus fãs. Na mesma mensagem, Catalin adiantava ainda outros pormenores da viagem, como a data de partida, 20 de julho, e até o destino dos fundos angariados: “equipamento da bicicleta, comida, alojamento, internet e SIM Cards, seguro e emergências”.

O entusiasmo do casal de influenciadores, que partilha desde 2017 as suas produções fotográficas no Instagram, não foi, no entanto, bem recebido pelos seus cerca de 47 mil seguidores. “Espero que cheguem a África para verem mesmo quem é que precisa de um crowdfunding” foi apenas uma das críticas, entre muitas outras, que diziam aos jovens para irem trabalhar e juntarem o seu próprio dinheiro.

Catalin acabou por fazer um segundo apelo numa nova publicação, explicando que os dois estavam neste momento sem dinheiro, a viver apenas com ajuda da sua mãe. O esclarecimento gerou ainda mais comentários negativos na página de instagram do casal, acusando-os de querer viver à custa da mãe do jovem e dos seus seguidores. Apesar das críticas, a dupla conseguiu juntar até à data quase 900 euros no Go Fund Me.