Casamento: os nove gastos mais desnecessários

pexels-luizclas-556667(1)

Acabou de ficar noiva e já está a pensar no orçamento para o casamento? Vestido, localização, flores, ementa… existe toda uma panóplia de assuntos por resolver e não sabe onde deve economizar? Nós ajudamos.

É normal que durante todo o processo de planear um casamento, todos os pequenos passos pareçam importantes e que, por isso, não se olhem a custos. Mas a secção Life do jornal Huffpost falou com alguns casais que enumeraram as oito despesas mais excessivas dos seus casamentos e que agora se arrependem.

Veja abaixo a lista:

As flores

Pode parecer impossível ou impensável, mas há muitos casais que gastam milhares de euros em flores: seja nos arranjos dos centros de mesa, passando pelo buquê da noiva e por vezes das damas de honor e ainda algumas peças para adornar o espaço. Uma das mulheres entrevistadas afirmou que as flores podem ser bonitas na altura, mas são um autênticos desperdício e vão, literalmente, todas para o lixo no dia a seguir. Utilize apenas as flores necessárias, não gastando milhares de euros nessa parte da decoração..

O fotógrafo caríssimo

Claro está que, não raras as vezes, o essencial passa também por encontrar um fotógrafo de renome que acaba por nos levar uma boa fatia orçamental da festa. Um dos casais entrevistados aconselhou então a que olhe bem para o mercado, não sentindo a necessidade de chamar o mais premiado dos fotógrafos, porque existem vários outros que podem conseguir fazer o mesmo trabalho por um orçamento muito mais reduzido.

O vestido tradicional

Sabemos disto e é bem certo: o vestido de noiva é só e apenas para se usar uma vez e ficar guardado no armário (esperamos nós). Outra das mulheres entrevistadas, que contou que tinha um orçamento muito apertado para o casamento e que ficou “sem economias” depois da festa, afirmou que preferia não ter gasto tanto dinheiro num vestido “tradicional” mas deveria sim ter optado por um vestido mais simples, que pudesse ser reutilizado para outras ocasiões.

A mesa de sobremesas

Esta é uma realidade que apostamos que também acontece em vários jantares entre amigos: toda a gente fica cheia com as entradas e o prato principal e pouco espaço resta para as sobremesas. E, por norma, sobremesas é o que não falta numa festa – chegando mesmo a ser em demasia. Outro dos casais abordados afirmou que a grande maioria das suas sobremesas foram desperdiçadas porque os convidados já estavam muito cheio. O conselho é que não faça conta que cada pessoa coma três ou quatro sobremesas.

O local do evento

O local do casamento é, provavelmente, uma das maiores preocupações, mas vários casais arrependeram-se solenemente de ter gasto tanto dinheiro no espaço, podendo ter reservado mais dinheiro para a lua-de-mel. Avalie bem as suas hipóteses e compare preços.

Os vestidos das damas de honor

Quantas mais damas de honor, mais o gasto, claro está. No entanto, recordemo-nos que o foco principal deverão ser os noivos, portanto evite gastar rios de dinheiro para as vestimentas das damas de honor. Há vestidos bem económicos que darão o suficiente nas vistas e que não precisam de fazer encurtar todo o resto do seu orçamento.

A comida adicional

Muitos noivos preferem que os convidados fiquem cheios e não tenham de se preocupar se alguém passa fome. Por isso, acabam por exagerar na comida e pagam um extra para que, durante toda a festa, esteja sempre algo a ser servido. O que acontece é que as pessoas acabam por preferir dançar e socializar do que estar constantemente a comer. Este tópico vai na mesma linha de pensamento das sobremesas a mais.

A decoração em tema

Está na moda, mas dá muito trabalho e implica muito dinheiro: casamentos com tema. Seja de viagens ou de bonecos animados, a verdade é que fazer um casamento sobre um tema apenas acaba não apenas por limitar o necessário como também por abrir uma necessidade de que tudo se complemente e faça sentido. Um dos casais aconselha a simplificar: escolha um tema de uma cor, por exemplo.