Caso de Amber Heard e Johnny Depp inspira episódio de ‘Lei e Ordem’

COMBO-US-TRIAL-PRESS-WOMEN-CELEBRITY
Amber Heard e Johnny Depp [Fotografia: Montagem Daniel LEAL and Tiziana FABI / AFP]

A ficção a par e passo da realidade. O mediático caso de acusação de violência doméstica e difamação que opôs os atores Amber Heard e Johnny Depp vai ser fonte e matéria de episódios da 24ª temporada Lei e Ordem: Unidade Especial (Law & Order; Special Victims Unit), que em Portugal tem vindo a ser transmitido no canal cabo Fox.

A forma como o processo em tribunal foi televisionado e apresentado foi, por múltiplas ocasiões, considerado como como se de uma série se tratasse, com análises às performances das partes oponentes como se estivessem num filme. Agora, chega mesmo à televisão e no domínio do drama.

De acordo com sites norte-americanos da especialidade, há novas fotos captadas no set de filmagem que se creem ser do episódio em Nova Iorque. Nele, a inspetora interpretada pela atriz Marissa Hargitay, a detetive Olivia Benson, sai de um tribunal a escoltar uma personagem interpretada por Julia Goldani Telles.

[Fotografia: Divulgação/Fox Portugal]
No cenário, manifestantes empunham cartazes que dizem “Team (equipa) Austin” e “Team Kelsey”, numa clara evocação ao que foi transmitido durante o julgamento dos atores e à porta do tribunal de Fairfax, na Virginia: “Team Amber” e “Team Johnny”.

O que o tribunal dliberou

Os atores Amber Heard e Johnny Depp protagonizaram um julgamento sobre difamação em violência doméstica e sexual em direto – nos Estados Unidos da América foi permitido –, tendo chegado ao público relatos e detalhes de uma relação tóxica.

Testemunhos que duraram semanas acabaram na condenação da atriz por difamação e ao pagamento de 15 milhões de dólares (13,9 milhões de euros) por danos punitivos e compensatórios. Um julgamento em que o ator venceu, tendo, porém, de pagar dois milhões de dólares (1,9 milhões de euros) a Amber Heard por difamação.

Para a atriz, o veredicto “é um retrocesso, faz recuar o relógio numa altura em que uma mulher – que acaba por se defender e falar abertamente – possa hoje ser publicamente envergonhada e e humilhada”. “Isto acaba fazer recuar a ideia de que a violência contra as mulheres tem de ser levada a sério”, afirmou após a leitura da sentença. Deep congratulou-se por ter a sua vida de volta.