Caso Mayorga: acusação contra CR7 foi retirada, mas segue em Tribunal Federal

[Em atualização]

A queixa por violação apresentada contra o jogador de futebol da Juventus Cristiano Ronaldo, de 34 anos, nos Estados Unidos da América foi retirada, noticia hoje a Bloomberg.

Segundo avança o Jornal de Notícias, documentos judiciais a que o JN teve acesso revelaram que, apesar da retirada desta queixa, já a 28 de janeiro de 2019, o menos processo tinha dado entrada no US District Court do Nevada, um tribunal de âmbito federal.

De acordo com o que avança a SIC Notícias, citando fonte próxima de Ronaldo, “o caso continua agora a decorrer no tribunal federal do estado do Nevada” e, refere o mesmo órgão de comunicação social “a queixa-crime poderá implicar agora uma pena de prisão para Cristiano Ronaldo”.

Katheryn Mayorga terá, então, “retirado a queixa cível contra Cristiano Ronaldo, mas apresentou uma queixa-crime num tribunal federal”, uma alteração que “significa que a norte-americana retirou o pedido de indemnização”.

Kathryn Mayorga acusa Ronaldo de 11 crimes e pede 174 mil euros

 

Esta passagem para o tribunal Federal do Nevada decorre, segundo o jornal Observador, depois “de as autoridades terem tido dificuldades em notificar Cristiano Ronaldo para fazer exames de ADN”. A mesma publicação cita documentação de 9 de abril, onde era pedido, pelo advogado da acusação, para “notificar o futebolista português por edital”. O juiz terá decidido alargar o período de resposta por parte das autoridades italianas para 180 dias”.

O New York Times revelou em março que a Juventus, campeã da liga italiana, não participaria na Taça dos Campeões Internacionais nos EUA neste verão para evitar que Ronaldo pudesse ser detido nos Estados Unidos no âmbito deste caso. Recorde-se que na altura em que foi colocada nova queixa, em setembro de 2018, e o facto passou a estar sob domínio público, as ações do clube italiano Juventus baixarem em 15%.

A norte-americana Katheryn Mayorga, de 34 anos, tinha apresentado uma queixa contra Cristiano Ronaldo por um crime que teria sido cometido em 2009.

O caso foi reaberto depois de a mulher ter apresentado novas informações sobre a alegada violação, colaborando com as autoridades na investigação. No estado norte-americano do Nevada os crimes sexuais não prescrevem desde que tenham sido devidamente reportados às autoridades. A defesa de Cristiano Ronaldo sempre disse que o que se passou entre o futebolista e Mayorga foi por mútuo acordo.

Até ao momento, nenhum elemento do clã Aveiro reagiu à notícia avançada esta manhã de quarta-feira pelo site norte-americano. Dolores Aveiro publicou esta manhã, na sua conta de Instagram, uma fotografia com os gémeos Eva e Matteo, que cumprem esta quarta-feira, 5 de junho, dois anos.

https://www.instagram.com/p/ByUjMINjO76/

Georgina Rodriguez, companheira do craque, e o próprio futebolista também ainda não reagiram ao novo facto.

 

CB com Lusa

Imagem de destaque: Massimo Pinca/Reuters

As razões de Kathryn para só agora acusar Ronaldo de violação