Publicidade Continue a leitura a seguir

Catarina Furtado e outras celebridades juntam-se e alertam para a importância da saúde mental após a morte de Amélie

Fotografia: Instagram de Catarina Furtado

Publicidade Continue a leitura a seguir

A saúde mental é um tema cada vez mais debatido nos últimos tempos. O estigma que por anos perdurou está a desvanecer e a ansiedade, depressão, entre outras doenças, começam a ser encaradas com alguma normalidade.

Amélie Battle Bastos, uma jovem de 16 anos, do Porto, esteve desaparecida até esta terça-feira, 18 de janeiro, dia em que foi encontrada sem vida. A sua mãe confirmou que a adolescente estava em tratamento devido a uma depressão e vários foram os rostos conhecidos que, tocados pela situação, alertaram para a importância deste tema.

Catarina Furtado foi uma das celebridades que recorreu às redes sociais para comentar este caso.

“Todos, de alguma forma, temos responsabilidade. A saúde mental é para cuidar sem preconceitos, sem olhares de lado, com empatia e real sensação de que não existe perfeição e de que conquistas e os sucessos fazem parte de um caminho individual”, começou por escrever Catarina Furtado num InstaStory, ferramenta do Instagram.

“A sociedade pode estar ao serviço do bem e perde tanto tempo a provocar o mal. A opção é nossa! Vamos promover conteúdos que despertem o melhor de nós! Para que possam cuidar melhor uns dos outros. É só isso que interessa. O amor”, acrescentou.

“Um abraço à família da Amélie que não conheço, mas com quem estou tão solidária numa dor infinita que não imagino”, rematou.

Também Irma Ribeiro não conseguiu ficar indiferente à situação e fez questão de realçar a importância da empatia.

“Vivemos num mundo que nos faz acreditar na bidimensionalidade das coisas. Os livros e os filmes que nos estruturaram ensinaram-nos isso. Que só existe o bem e o mal, o bom e o vilão, a donzela em apuros e a bruxa, a vítima e o culpado”, começou por escrever.

“A verdade é que a vida não é assim, a vida real não se resumo a dois planos. Ser feliz é muito difícil, viver infeliz ainda mais. Existem pessoas que falam de empatia como quem fala de ‘café em chávena fria’ mas são poucas as pessoas que a sentem verdadeiramente”, disse ainda.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por IRMA (@irma_______________)

“O mundo não nos propõe a isso. A educação que damos aos nossos filhos se calhar, mas o mundo não. A minha amiga Matilde Troado disse-me uma vez: ‘nunca sabemos que luta é que o senhor da portagem está a passar, não custa darmos um bom dia com um sorriso, pode mudar a vida dele’. Um beijo muito grande à família da Amélie”, concluiu.

Rita Pereira foi outro dos rostos conhecidos que decidiu reagir e deixar uma mensagem de força e carinho a todos os seus seguidores que sofrem com doenças psicológicas.

“Olá! Como estás?! Talvez não estejas a 100%, talvez te sintas triste. Eu compreendo”, começou por escrever.

“Às vezes também não estou bem. Se não te sentes bem e não queres conversar com as pessoas que conheces, deixo-te aqui várias linhas telefónicas para onde podes ligar. Vão conversar contigo, não te vão chatear. Vão ouvir-te e fazer-te sentir melhor. Prometo. Obrigada por me seguires e espero um dia cruzar-me contigo na rua e ouvir-te dizer que viste este post e ligaste para um destes números. És uma pessoa incrível e estarei aqui para ti”, acrescentou.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Rita Pereira (@hyndia)

Também ultimamente várias celebridades têm admitido sofrer de algum tipo de desequilíbrio psicológico, nomeadamente António Raminhos, Sara Sampaio, Pedro Granger, Raquel Tavares, entre outros.