Catarina Furtado lança livro sobre a adolescência

20-Catarina-Furtado

‘Adolescer é fácil, #só que não!’ é o título do livro que Catarina Furtado lança no próximo dia 9 de maio. Editada pela Porto Editora, a obra pretende ajudar os adolescentes a viverem esta que é a fase mais transformadora da sua vida.

Para isso, a apresentadora e ativista pelos Direitos Humanos partilha várias histórias com o leitor, desde experiências pessoais a vivências enquanto Embaixadora das Nações Unidas e do trabalho que desenvolve na Associação Corações com Coroa.

 

Ilustrado por Rodrigo Mota e com prefácio de Ricardo Araújo Pereira, ‘Adolescer é fácil, #só que não!’ está dividido em cinco capítulos que ajudam a explorar os grandes temas da adolescência.

O livro começa com ‘Quem és tu?’, capítulo onde Catarina Furtado fala sobre o que nos forma enquanto indivíduos: o crescimento, a morte e o luto, as famílias e as suas diferentes configurações e a individualidade de cada um e, claro, o amor.

Já no segundo capítulo, intitulado ‘Ouve o teu coração’, a apresentadora partilha histórias sobre a amizade, o poder dos amigos e o poder do amor, mas também sobre o lado negro destas relações, como a violência no namoro e o bullying.

Nos terceiro e quarto capítulos – intitulados, respetivamente, de ‘O poder da tua mente’ e ‘O teu corpo fala contigo’, a autora fala sobre o potencial de cada um e de como é importante arriscar sonhar e ter autoconfiança. As transformações no corpo, a sexualidade e a saúde reprodutiva são assuntos abordados nestes capítulos.

O livro termina com o capítulo ‘O mundo à tua volta’, que explora os desafios da vivência em sociedade e desafia a sair do paradigma de “o que queres ser quando fores grande”, evoluindo para “quem queres ser quando fores grande?”. Por isso, não é de estranhar que o voluntariado – tão central na vida da autora – marque presença no derradeiro capítulo da obra, convidando cada jovem a deixar uma marca inspiradora e positiva no mundo.

Publicado esta quinta-feira, o livro terá uma sessão de apresentação, no próximo dia 16 de maio, a partir das 10h45, no Liceu Passos Manuel, em Lisboa. O lançamento contará com com a presença de Isabel Alçada, a sexóloga Vânia Beliz ou o humorista Diogo Faro.

Catarina Furtado: “Não queria ficar a cota que não alinha em redes sociais”

Fórum civil contra a violência vai ter encontro anual