Catarina Furtado pediu educação e saúde sexual para meninas e mulheres em Nairobi

catarina furtado GI_Orlando Aolmeida
Catarina Furtado [Fotografia: Orlando Almeida/Global Imagens]

A apresentadora da RTP Catarina Furtado esteve presente na Cimeira de Nairobi a 12 e 13 de novembro, e lembrou que “quando as meninas e mulheres podem exercer os seus direitos, quando têm pleno acesso à educação e à saúde sexual e reprodutiva, todos ganham”.

O rosto televisivo assinalou o facto de, apesar dos “ganhos alcançados, há muitas pessoas, comunidades e países que não estão a ter a atenção necessária e onde os direitos humanos à educação, à saúde, à igualdade e ao desenvolvimento continuam por cumprir e em risco”, afirma o comunicado enviado aos media.

catarina Furtado Summit nairobi embaixadora
[Fotografia: DR]
A apresentadora participou neste evento na qualidade de embaixadora da Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a População(UNFPA). Um encontro que assinalou os “25 anos da Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento (Cairo, 1994) e o seu Plano de Ação”, lê-se.

 

A Nairobi Summit reuniu participantes de todo o mundo e, refere o mesmo comunicado, “tem uma importância crucial no futuro da humanidade ao reforçar a urgência de alcançar: Zero mortes maternas evitáveis, Zero necessidades não atendidas de planeamento familiar e Zero formas de violência baseada no género, para que os compromissos, também da Agenda 2030 e Objectivos de Desenvolvimento Sustentável se cumpram”.

catarina Furtado nairobi Summit
[Fotografia: Divulgação]
O encontro contou com a presença de “chefes de estado, ministros, parlamentares, organizações internacionais, sociedade civil, academia, lideranças juvenis e instituições financeiras para mobilizar ações políticas e económicas dedicadas aos direitos das mulheres, aos direitos e saúde sexual reprodutiva para todas as pessoas, sem deixar ninguém para trás”, veicula a mesma informação oficial.