Catarina Furtado promove partos seguros na Guiné-Bissau

A apresentadora está em Bafatá
A apresentadora está em Bafatá

Catarina Furtado está de volta à Guiné-Bissau no seu papel de Embaixadora da Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA), que desempenha há já 16 anos, para voltar a alertar para a melhoria das condições de assistência média em partos.

A viagem da apresentadora da RTP vai durar uma semana e inclui as regiões de Bafatá, Gabu e Oio, com a entrega de medicamentos e equipamentos a hospitais. É também nestas zonas que tem sido promovido o projeto “Redução da mortalidade materna e neonatal”, nos últimos seis anos. O resultado alcançado neste espaço de tempo deixa Catarina Furtado com razões para sorrir, segundo explicou a apresentadora e atriz no Facebook.

Catarina Furtado é Embaixadora da Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a População
Catarina Furtado é Embaixadora da Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a População

“Os índices de mortalidade materna e infantil nas regiões de Bafatá, Gabu e Oio, zonas de intervenção do projeto “Redução da mortalidade materna e neonatal”, acompanhado televisivamente pelos documentários “Dar Vida Sem Morrer” na RTP, contribuíram com grande sucesso para que muitas menos mães tenham perdido a vida ao dar à luz e muitos mais bebés tenham sobrevivido ao parto, nestes 6 anos de intervenção! Fruto da união de esforços da Cooperação Portuguesa e das equipas médicas locais, sob a gestão do UNFPA”, frisa Catarina Furtado.

A apresentadora de 43 anos, que tem partilhado algumas imagens da sua visita à Guiné-Bissau, acrescenta ainda. “Claro que ainda existem muitos desafios pela frente, mas acredito que a Guiné-Bissau está a caminhar para que os direitos humanos de todas as mulheres sejam reconhecidos, para que o acesso universal à saúde reprodutiva seja garantido e para que maternidade seja segura!”, explica Catarina Furtado.