Catarina Furtado usa palco da Eurovisão para falar dos Direitos das Mulheres

Catarina Furtado falou sobre Direitos das Mulheres e lembrou que é preciso mudar a realidade de milhares de pessoas, na conferência de imprensa da Eurovisão. A apresentadora faz parte do quarteto de anfitriãs do maior concurso de música da Europa, mas não se deixou ofuscar pelo brilho do palco, lembrando que ” os direitos humanos continuam a ser violados todos os dias.

As declarações sobre os Direitos das Mulheres surgiram no seguimento de uma questão sobre o impacto que a indústria de entretenimento pode ter na transmissão de mensagens sociais, durante a conferência de imprensa da Eurovisão que aconteceu ontem, 5 de maio.

“Eu vi, com os meus olhos, muitas mulheres a morrer”

“Eu acredito realmente que um evento de entretenimento pode fazer a diferença, se quisermos mudar o mundo” esclareceu Catarina. A apresentadora lembrou ainda que “todos os dias, no mundo inteiro, 800 mulheres morrem ao dar à luz! Todos os dias! Claro que nos podemos divertir, estamos a divertir-nos e a trabalhar no maior espetáculo do mundo, mas não podemos esquecer isto. Se eu puder usar este palco incrível para o lembrar, eu usarei. Eu tenho de dizer a todas as pessoas que os direitos humanos continuam a ser violados todos os dias. Eu vi, com os meus olhos, muitas mulheres a morrer.”

https://www.instagram.com/p/BiZ3zRyFQFa/?hl=en&taken-by=catarinafurtadooficial

 

A apresentadora partilhou o momento na sua conta de Instagram, onde voltou a sublinhar a situação precária em que vivem milhares de mulheres, em todo o mundo. “Acho fundamental utilizar esta oportunidade cheia de holofotes para também alertar: todos os dias, no mundo inteiro, existem mulheres que morrem ao dar à luz, mais de 200 milhões não têm acesso a planeamento familiar, dezenas de milhares de raparigas enfrentam abusos como casamentos infantis e mutilação genital feminina” lê-se na legenda do vídeo.

Catarina Furtado é Embaixadora da Boa Vontade da UNFPA desde 2000 e fundou a Associação Corações com Coroa em 2012. Veja na galeria algumas imagens da carreira da apresentadora.

Imagem de destaque: Instagram Oficial Catarina Furtado

Catarina Furtado: “Se nos calamos podemos atrasar tudo”