Cate Blanchett: “Vestir de forma sexy não significa que queremos fazer sexo”

links_FranciscoCate Blanchett subiu ao palco da gala dos InStyle Awards, em Los Angeles, nos EUA, para receber o prémio de Ícone de Estilo 2017, mas em vez de falar do significado da conquista do galardão aproveitou para deixar uma mensagem poderosa sobre os direitos das mulheres. O próprio vestido decotado que levou, da marca francesa Givenchy às riscas azuis, vermelhas e pretas, não foi escolhido por acaso.

“Para mim, [os ícones de estilo] são sempre aquelas mulheres que são elas mesmas sem desculpas, cuja presença física e estética está integrada numa forma não consciente no que elas são, mulheres que sabem que o aspeto não é tudo o que elas representam, mas apenas uma extensão disso. São mulheres que se sentem livres de vestir o que querem e como querem“, explicou Cate Blanchett, perante um público que parecia ouvi-la com bastante atenção.

Sem esquecer o sexismo que existe na indústria do cinema, a atriz aproveitou também a oportunidade para chamar a atenção para as diferenças entre géneros, principalmente no que toca à roupa.

“Ninguém diz ao Steve Bannon [assistente de Donald Trump]: ‘Pareces um saco do lixo.’ E lá porque [nós mulheres] gostamos de nos vestir de forma sexy, não significa que queremos fazer sexo convosco“, sublinhou a atriz.

Apesar de não ter comentado diretamente nesta cerimónia o escândalo sexual que envolve o produtor Harvey Weinstein, Cate Blanchett já o tinha feito nas semanas anteriores. “Nunca é fácil para uma mulher expor-se em tais situações”, afirmou, na altura, a atriz.

Conheça os sinais de alerta para o assédio sexual