Celebridades e indústria musical juntam-se a protestos antirracistas

george floyd
[Fotografia: Instagram]

Depois da morte de George Floyd, um cidadão afro-americano que morreu às mãos da polícia dos Estados Unidos da América, na passada segunda-feira, 25 de maio, o movimento ativista internacional Black Lives Matter ganhou nova força, incluindo no mundo digital e musical.

Depois do grupo Anonymous ter ameaçado o Governo norte-americano de expor todos os seus crimes caso não se fizesse justiça, na rede social Instagram, também têm sido feitos vários outros apelos pela justiça da morte do homem de 46 anos. Mas, na madrugada desta terça-feira, 2 de junho, vários utilizadores, incluindo celebridades, publicaram uma fotografia de fundo preto.

View this post on Instagram

#blackouttuesday #blacklivesmatter

A post shared by Daniela Ruah (@danielaruah) on

View this post on Instagram

#blacklivesmatter #blackouttuesday

A post shared by Jessy James (@jessica_athayde) on

https://www.instagram.com/p/CA6_ckAHFvR/

View this post on Instagram

Black Lives Matter. #blm

A post shared by Kourtney Kardashian (@kourtneykardash) on

Esta ação, que parte da ação coletiva Black Out Tuesday, e utiliza a hashtag com o mesmo nome, é uma forma de homenagear George Floyd e todos os cidadãos afro-americanos que foram mortos por parte da polícia norte-americana, bem como uma forma de protesto contra o racismo e a violência policial.

A Black Out Tuesday é uma ação coletiva planeada entre vários elementos da indústria musical para protestar contra o racismo e a violência policial. As empresas do mundo da música participantes são incentivadas a não passarem ou lançarem músicas e outras operações comerciais durante um determinado período de tempo.