Celebridades maquilhadas depois do parto. Quais as consequências?

Carolina Patrocínio foi mãe pela terceira vez na semana passada. Como já vem sendo habitual entre as figuras públicas, para anunciar ao mundo que a filha tinha nascido optou por partilhar nas redes sociais uma imagem com a recém-nascida, Carolina, logo após o parto. Nessa fotografia surge com brincos, anéis e um relógio. Adereços que causaram alguma controvérsia nas redes sociais.

“Olha para isto… Saio pior do ginásio do que ela do parto”, “gostava de saber como é que a Carolina tem relógio e brincos no bloco de partos… A mim nem uma pulseira ou a aliança deixaram…” e “sair do parto com a cara pronta para ir para uma festa é sinal de que tu é que estás certa, Carolina. Treinar o corpo e a mente pelos visto resulta. Parabéns para as duas Carolinas” foram alguns dos comentários deixados no Instagram da apresentadora da SIC.

No entanto, não é só em Portugal que este tipo de polémica surge. Na semana passada, a jornalista e apresentadora de televisão espanhola Pilar Rubio também foi mãe e, à semelhança de Carolina Patrocínio, partilhou no Instagram uma imagem com o filho e o marido, o futebolista espanhol Sérgio Ramos, ainda no bloco de partos. Na fotografia, onde somou mais de 400 mil ‘gostos’, surge penteada e maquilhada após o parto. As críticas não demoraram a surgir nas redes sociais.

Pilar Rubio tem uma cara melhor depois de dar à luz do que eu após dormir oito horas“, escreveu uma utilizadora do Twitter.

Para Pilar López Díez, jornalista espanhola e especialista em Comunicação e Género, esta tendência entre as celebridades tem uma explicação simples. “Todas as imagens estão construídas com um fim, que é vender um produto. Neste caso, a de Pilar Rubio fortalece o estereótipo da mulher perfeita, reforçando a ideia de que nenhuma das mulheres que veem esta imagem estão assim depois de darem à luz um filho ou uma filha”, explicou a especialista ao site espanhol El País.

Aconteceu o mesmo há quatro meses, quando Georgina Rodríguez foi mãe de Alana Martina e partilhou uma fotografia ainda no hospital com a recém-nascida, Cristiano Ronaldo e Cristianinho.

“Aquelas mulheres que têm estrias ou um pouco de barriga seriam consideradas nojentas.”

“No melhor dos casos fará com que as outras mulheres sintam inveja e inquietação e, no limite, leva-as a sentir frustração e tristeza por se compararem com ela no momento em que deram à luz. Sentem-se infelizes consigo mesmas e falhadas. Estas imagens estão a incentivar a construção de mulheres desempoderadas e, portanto, não são boas”, sublinhou Pilar López Díez.

Os sentimentos repetem-se poucas semanas depois do parto, quando as figuras públicas começam a divulgar fotografias do corpo, em boa forma física. Irina Shayk, Luciana Abreu e Georgina Rodríguez já o fizeram. Segundo o mesmo site espanhol, a companheira de Cristiano Ronaldo até ignorou as recomendações dos médicos para descansar e regressou ao ginásio oito dias depois de dar à luz.

“Imagine se elas fossem a única representação das mulheres que têm filhos. Aquelas mulheres que têm estrias ou um pouco de barriga seriam consideradas nojentas. Tudo aquilo que se vê está normalizado. O que não se vê acaba por ser rejeitado“, acrescentou a jornalista.


Leia também:

Carolina Patrocínio envolvida em nova polémica por foto das filhas