Celulite: O que é, como se forma e como se combate

A celulite afeta cerca de 80% das mulheres. Esta gordura acumulada na parte subcutânea da pele é vista por muitas de nós como um problema, mas a verdade é que este é apenas um problema estético, já que só por si a celulite não traz complicações para a saúde.

“Mesmo quando se está em presença de um tecido adiposo subcutâneo um pouco mais abundante, não se pode considerar que existam grandes riscos para a saúde,” explica a dermatologista Yael Adler, no livro O fascinante mundo da pele. A autora esclarece ainda que a gordura é considerada má “quando o peso corporal é excessivo e o perímetro abdominal é grande: essa gordura está presente no interior da cavidade abdominal e em redor dos órgãos, faz mal à saúde, uma vez que liberta grandes quantidades de quimiocinas mediadores do processo inflamatório com um efeito nocivo, aumentando desse modo consideravelmente o risco de vir a sofrer de hipertensão, enfarte do miocárdio, acidente vascular cerebral, diabetes e cancro”.

Afinal o que é a celulite?

Celulite é o nome que se dá à gordura acumulada na superfície menos profunda da pele, formando relevos nas nossas pernas, barriga e rabo. Está relacionada com a retenção de líquidos e por isso para a eliminar é preciso beber muita água.

Este problema afeta sobretudo as mulheres porque a estrutura da pele feminina é diferente da masculina, os septos fibrosos femininos (elementos que ligam a pele aos músculos) são verticais, enquanto os masculinos são diagonais e cruzados. “Esses pontos de ancoragem da pele aos músculos puxam a pele para baixo, entre eles a camada de gordura empurra a pele para cima, formando-se assim um padrão de altos e baixo que se assemelha à superfície da casca de laranja”.

Existem três estágios de celulite e é fácil de identificar em qual deles se encontra. Pode fazer o teste em casa e idealmente com luz vinda de cima para que possa ver todos os relevos da pele. A primeira fase da pele casca de laranja é quando esta apenas é percetível quando a pele é apertada. O segundo é quando a pele casca de laranja está oculta quando estamos deitadas, mas basta que nos levantemos para que esta se torne visível. O terceiro e mais grave é quando a celulite é permanentemente visível. Esta pele texturada é um problema estéticos, difícil de resolver, na maioria dos casos é praticamente impossível reduzir a a celulite por completo, sendo que a maioria dos esforços o máximo que conseguem é que o efeito capitonê seja apenas visível quando a pele é comprida.

Como regressar ao primeiro estágio

A primeira regra é beber água, a água é muito importante para ajudar a drenar a gordura. Pode sempre optar por beber águas aromáticas, chás ou tisanas. Outro aspeto fundamental é ter uma alimentação equilibrada e privilegiar os alimentos que ajudam a acabar com a celulite.

Não basta apenas tratar o interior também é importante cuidar do exterior: existem no mercado vários cosméticos formulados para reduzir a pele casca de laranja, pode também optar por massagens drenantes que têm um efeito mais profundo ou ainda por tratamentos estéticos não evasivos.

Mesmo com todos estes cuidados é ainda indispensável que faça exercício físico frequentemente. “O exercício físico é fundamental e ajuda sempre à drenagem. Devem ser privilegiados os exercícios cardiovasculares que trabalham todo o corpo. Já os exercícios tonificantes, apesar de serem tão eficazes na redução da celulite, vão ajudar a dar uma melhor aparência ao corpo modelando-o e tornando-o mais firme, portante esteticamente acabam por reduzir a perceção que temos da celulite,” explica Ana Faias, PT do Fitness Hut ao Delas.pt.

Na galeria irá encontrar alguns produtos, tratamentos e conselhos que vão ajudar a melhorar o aspeto da sua pele.

10 alimentos anti celulite