Orçamento do Estado: “Aldrabice política” ou “um PIB que veste Prada”?

parlamento gi_ diana quintela_1012_675
Parlamento [Fotografia: Diana Quintela/Global Imagens]

De um lado, o ministro das Finanças, Mário Centeno, garante que não há equívocos nas contas apresentadas no Orçamento do Estado para 2019. Do outro, a oposição fala de um défice que não está a ser revelado por inteiro, levando o PSD a falar em “aldrabice política” por parte do governante. Um pedido de clarificação feito, de resto, esta manhã de terça-feira, 23 de outubro, por Catarina Martins, coordenadora do Bloco de Esquerda.

Mas Centeno garantiu esta tarde, aos deputados da Comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa, que “as contas estão certas” e que “tem plena confiança nas contas que apresentou” no Orçamento do Estado para 2019. E evoca Prada, casa italiana de moda de luxo, para falar do estado do país. “Ter sorte dá muito trabalho”, considerou Mário Centeno, acrescentado que “hoje todos vestimos Portugal. E os portugueses devem ter orgulho nisso”. E prosseguiu: “Hoje não é apenas o Produto Interno Bruto (PIB) que veste Prada. Também o desemprego, a dívida pública, o saldo primário das Administrações, o investimento e as exportações”.

O que vai pesar e aliviar a sua carteira em 2019

Duarte Pacheco discordou e acusou: “O défice pode ser mais do dobro daquilo que nos foi apresentado e que tem sido propagandeado”, afirmou o deputado social-democrata. Centeno reagiu e afirmou que o Orçamento “sempre foi apresentado com a conta da Administração Central ajustada da mesma forma”, acusando Duarte Pacheco de ter “desconhecimento profundo” sobre a matéria.

CB com Lusa

Imagem de destaque: DR

Ruth Marlene chega ao Parlamento e ao Orçamento do Estado