Os prémios CFDA prestam homenagem ao feminismo

rtr4cpjn
Gloria Steinem

CDFA Awards foram entregues esta segunda-feira, em Nova Iorque, e ao palco subiu o empoderamento feminino com o reconhecimento dado a três mulheres que se tornaram o rosto da Women’s March.

Gloria Steinem, ativista e autora de vários livros feministas, Cecile Richards presidente da associação norte-americana pelo planeamento familiar “Planned Parenthood” e a atriz, cantora e compositora Janelle Monae, foram as três mulheres escolhidas para receberem o Board Directors’ Tribute, um prémio de reconhecimento pelo seu envolvimento na marcha das mulheres que marcou o dia seguinte à tomada de posse de Donald Trump.

“Estas mulheres vieram para a rua lutar de forma tão forte e constituem um belíssimo trio, por isso gostávamos de as homenagear”, referiu a presidente do CFDA, Diane Von Furstenberg.

A cerimónia de entrega de prémios aconteceu na noite de 5 de junho, no Hammerstein Ballroom, em Nova Iorque, e os três discursos foram extremamente políticos, reforçando a importância de defender os direitos das mulheres.

Gloria Steinem recordou que as diferenças de género foram inventadas pelo Homem e que por isso cabe ao Homem pôr-lhes fim:

“Sabiam que estamos na ilha ‘Manahata’? Que ela já aqui estava antes dos europeus aparecerem. E que apenas há 600 anos, antes dos patriarcados europeus serem aqui instalados – que são menos de 5% da história da humanidade – a línguas não tinham pronomes de género, as pessoas eram pessoas. (…) Agora, que estamos a tentar transcender as regras de raça e género, ajuda saber que se fomos nós que as inventámos também as podemos ‘desinventar'” afirmou a feminista no seu discurso.

A ativista lembrou ainda que o livro “Sex and World Peace” de Valerie M. Hudson ” prova que em todos os países modernos a violência contra as mulheres é indicador prévio de todos os outros tipos de violência” e revelou que os dias de hoje “são o momento mais ativista” a que assistiu em toda a sua vida.

“Qualquer prémio é uma enorme honra para a Gloria, mas ela está especialmente lisonjeada por receber este prémio com Celine Richards e Janelle Monae, duas mulheres que ela realmente admira. Ela também está emocionada por ser a sua querida amiga Diane Von Furstenberg a apresentar o prémio. É muito inspirador que a comunidade de moda internacional escolha como tema o empoderamento feminino,” revelou Laura Fischer do gabinete de Gloria Steinem, ao Delas.pt

Celine Richards, por sua vez destacou a importância dos cuidados de saúde para todos: “Os cuidados de saúde não são um privilégio, são um direito humano fundamental”. A presidente da Planned Parenthood destacou ainda o papel da moda na personalidade e liberdade de cada um:

“A indústria da moda tem celebrado a liberdade corporal, a liberdade de expressão e o direito de cada pessoa viver a sua vida segundo as suas próprias regras”

Já a cantora Janelle Monae lembrou que todos temos a responsabilidade de olhar uns pelos outros, recordando a Women’s March onde se juntaram pessoas das mais diferentes origens socias, económicas e culturais para lutar pelos direitos humanos.

“Os direitos das mulheres são direitos humanos. Os direitos LGBTQ são direitos humanos. Os direitos dos mais desfavorecidos são direitos humanos. Os direitos das minorias são direitos humanos. Por isso, como seres humanos, nunca nos podemos esquecer que nenhum de nós é livre até que todos sejamos livres. (….) Lembrem-se devemos escolher a liberdade em vez do medo” disse Janelle Monae no seu discurso nos prémios CFDA.

Além deste tributo foi ainda entregue um prémio póstumo de Ícone da Moda a Franca Sozzani. “É verdadeiramente agridoce que o CFDA esteja a homenagear Franca Sozzani na mesma noite que reconhece três líderes cuja visão ajudou a dar forma à Woman’s March, porque eu sei que nada teria deixado a Franca mais emocionada do que estar lado lado com esta causa.”, declarou Anna Wintour no início do discurso emocionada sobre a falecida diretora da Vogue Itália.

Foram ainda atribuídos mais oito prémios:

Designer Masculino do ano – Raf Simons para a Calvin Klein

Designer de acessórios do ano- Stuart Vevers para a Coach

Prémio Swarovski novo talento- Laura Kim e Fernando Garcia para MonseDesigner feminino do ano- Raf Simons para a Calvin KleinPrémio Swarovski para uma mudança positiva- Kinneth Cole
Prémio carreira Geoffrey Beene Rick OwensPrémio internacional- Demna Gvasalia for Vetements and BalenciagaPrémio dos Fundadores- Pat McGrath


Veja também o adeus emocionado a Franca Sozzani


Os prémios de moda mais prestigiados da indústria foram fundados em 1980, pelo Council of Fashion Designers of America (Conselho de Designers de Moda da América). Esta instituição foi criada em 1962 para apoiar a moda americana, por uma mulher, Eleonor Lambert. A designer de moda Diane Von Furstenberg, é a presidente em exercício, a décima pessoa no cargo e a terceira mulher a ocupá-lo.