Chakall tem nova carta: da pizza de curcuma à pana cotta de nutella

L'Origine by Chakall 2
[Fotografia: DR]

De óculos de sol postos, pronto para dar início a uma noite que se adivinha cheia de animação, foi assim que o chef Chakall se apresentou ao público na quinta-feira, 9 de janeiro para dar a conhecer a nova carta do espaço que dirige: o restaurante L’Origine, situado no Parque das Nações.

Em conversa com o Delas.pt, o chef, de 46 anos, revelou que apostou agora na inspiração que lhe chega da Argentina, país onde cresceu, e Itália. São receitas da minha família na Argentina, que tem raízes italianas, e achei que não há muito disso em Lisboa”, justifica aos jornalistas, enquanto se dividia entre as explicações aos jornalistas e as incursões à mesa de som, já que se apresentou como DJ.

Com várias receitas novas inspiradas nas suas raízes também italianas, com entradas inspiradas em queijos, Chakall serviu um prato de gnocchi caseiro com ragù, uma espécie de “massa à bolonhesa”, tal como referiu o chef ao Delas.pt.

Bruschette Caprese [Fotografia: DR]

Já nos pratos principais, as propostas apresentadas foram desde queijo de cabra combinado com ricotta e espinafres ao mascarpone e o salmão. Mas o grande destaque foi para a nova massa de pizza com base de curcuma.

Este ingrediente, conhecido pelo seu sabor amargo, dá um toque exótico aos alimentos e tem inúmeras propriedades terapêuticas, nomeadamente o facto de ser antioxidante e anti-inflamatório.

E eis que chegou o momento mais aguardado da noite: as pizzas. No novo cardápio do restaurante pode encontrar a Pizza La Mazarese, (com molho de tomate, mozzarella, burrata, tomate, pecorino romano e manjericão), a Pizza La Norvegese (com molho de tomate, mozzarella, mascarpone, salmão, alho francês e tomate cherry), a Pizza Il Galeone (com molho de tomate, mozzarella, ricotta, espinafres, bacon, queijo de cabra e ovo estrelado) e ainda a Pizza Deliziosa (com molho de tomate, mozzarella, fiambre, cogumelos e orégãos).

Pizza La Norvegese [Fotografia: DR]

Mas as novidades não ficam por aqui. Para os mais gulosos, o argentino juntou ao menu mais três sobremesas: o Trio de Panna Cotta (com frutos silvestres, nutella e caramelo), a Torta di Zucca (bolo de abóbora com crumble), o Tartufo gelado e novos sabores de gelados, como o de limoncello.

Torta di Zucca [Fotografia DR]

Em tempo de inverno, o chef referiu que decidiu fazer algo que juntasse vários sabores no mesmo prato, mas que, ao mesmo tempo, “fosse reconfortante em dias frios”.

A zona da Expo 98 é, de facto, um dos locais mais movimentados da cidade de Lisboa e, foi por essa razão, que Chakall decidiu renovar o menu. “Aqui no Parque das Nações passam muitas famílias grandes. Estamos no meio de uma zona turística e eu espero que com este novo menu, as famílias passem por aqui para aquecer um bocadinho o estômago”, referiu entre risos.